EDITAL INFORMATIVO ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DE ELEIÇÃO DA CIPA/ 2019-2020.

quarta, 14 de novembro de 2018.

A empresa FATEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência), comunica que estão abertos os prazos para inscrição dos funcionários para a eleição da CIPA– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a norma regulamentadora (NR 05), aprovada pela Portaria nº 08 e 09/99 de Fevereiro baixada pelo Ministério do Trabalho.

Os interessados poderão inscrever-se no período de 14/11/2018 á 27/11/2018, com as funcionárias Maria Cristina Bertagnolli e Bruna Chimendes Prates (Departamento Pessoal), que irão compor a Comissão Eleitoral. Os candidatos inscritos serão divulgados no dia 28/11/2018, através do Edital de Convocação de Eleição. A eleição está prevista para os dias 17, 18 e 19/12/2018, nos horários das 07:45 min. ás 11:45 min. e das 12:45 min. até as 16:45 min. e será realizada nas dependências do setor administrativo da FATEC.

 

Santa Maria, 14 de novembro de 2018.

 

Maria Cristina Bertagnolli
Presidente comissão eleitoral
Gestão 2018/2019

DOWNLOAD EDITAL

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO CIPA 2019/2020 - ABERTURA DE PROCESSO ELEITORAL

quinta, 01 de novembro de 2018.

Comunicamos a todos os funcionários da empresa Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, que no dia 01/11/2018  se dará início ao Processo Eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Ficam todos os colaboradores convocados para essa eleição, com data previamente definida nos editais conforme a NR 05, Portaria 3.214, Lei 6.514 e que serão publicados no site da Fundação respeitando os prazos determinados pela norma.

DOWNLOAD EDITAL

4ª SIPAT - 4º e 5º dias – 13 e 14/09/2018 - Captação de alimentos e distribuição de preservativos nos projetos.

sexta, 14 de setembro de 2018.

Dia 13 – quinta-feira - A equipe da 4ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho – SIPAT, promovida pela Comissão de Prevenção a Acidentes de Trabalho - CIPA - gestão 2018/2019 – FATEC, além da Campanha de Doação de Alimentos realizada nos projetos, também, realizou a entrega de preservativos.

Na ocasião foi realizado um sorteio de quatro livros com a temática de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e AIDS e entregue nos projetos, estes exemplares foram doados pela Editora da UFSM.

Dia 14 – sexta-feira - A equipe contabilizou o balanço dos cinco dias de SIPAT tanto sobre o desenvolvimento dos temas das palestras que foi recebido com satisfação pela platéia, como também pela captação de donativos.

A equipe salientou que não foram apenas os funcionários que se mobilizaram na captação de produtos, mais muitos professores da UFSM também se sensibilizaram com a iniciativa e apoiaram o projeto, o que trouxe ainda mais força ao intento. Os funcionários do administrativo da FATEC também fizeram a sua parte e doaram à campanha, o que resultou na superação das expectativas, todos contribuíram de alguma forma.

A equipe da CIPA gestão 2018/2019 agradece as doações e sente-se recompensada pelo trabalho desenvolvido neste ano de 2018. Todos agradecem aos patrocinadores e a direção da FATEC que são os que tornam todo o evento possível, e ressaltam ainda, que o mais importante de tudo, é aliar o objetivo de despertar a consciência da prevenção da saúde do trabalhador e poder contribuir com o bem estar da instituição social que é a Turma do IQUE.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

4ª SIPAT FATEC – Gestão 2018/2019 (Dia 3)

quinta, 13 de setembro de 2018.

4ª SIPAT - 3º dia 12/09/2018 – quarta-feira

No terceiro e último dia de palestras da 4ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho – SIPAT, promovida pela Comissão de Prevenção a Acidentes de Trabalho CIPA - gestão 2018/2019, teve início às 9h, no prédio 67 da FATEC, com a apresentação da palestra teórica: “Prevenção e Combate a Sinistros”, com o soldado Felipe Martins Linhares e o 1º Sargento Alexandre Andrade de Sena, do 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Santa Maria.

No primeiro momento os Bombeiros explanaram sobre os cuidados que a pessoa deve ter quando se coloca na posição de combatente ao início de focos de incêndio. Foram explicadas as classes de incêndio e as formas de extinção do fogo com o uso adequado de extintores. Quando o fogo está no início e quando se torna incontrolável. Os Bombeiros alertaram para os procedimentos de segurança que são devem ser realizados com responsabilidade para que o fogo não se alastre ainda mais ou que o combatente não dificulte a ação dos Bombeiros. Os profissionais ressaltam que no início, o foco pode ser eliminado por pessoas leigas, mas com conhecimento no manuseio de extintores. Na explanação foram apresentadas as classes de incêndio e os tipos de extintores que são utilizados para que cada um dos casos. Segundo os bombeiros o combatente deve manter-se calmo e alerta, deve sair do local o mais rápido possível e acionar os Bombeiros.

Na manhã de quarta, antes da saída dos participantes foi realizado o sorteio dos brindes e realizado o devido agradecimento aos patrocinadores da 4ª edição da SIPAT.

No seguimento da teoria foram realizadas as atividades práticas demonstradas pelos Bombeiros, no pátio do prédio 67, com a apresentação dos modelos de extintores e a forma de manuseio. O bombeiro Linhares explicou que apesar de simples é preciso ter atenção ao tipo de fogo, local onde se encontra e o manuseio com os distintos tipos de extintores, é necessário lembrar que é necessário manter-se o mais afastado possível do foco e evitar colocar a vida de outros em risco, salienta o bombeiro Linhares.

Ao final do treinamento prático, os participantes foram relembrados que na quinta-feira e sexta-feira, foram realizadas as Campanhas de Combate aos DST e AIDS com distribuição de preservativos e arrecadação de alimentos nos projetos. Os produtos arrecadados são destinados à Turma do IQUE.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

4ª SIPAT FATEC – Gestão 2018/2019 (Dia 2)

quarta, 12 de setembro de 2018.

2º dia 10/09/2018 - terça-feira

Terapeutas Ocupacionais palestrantes - Andreisi Carboene Anversa(Colégio Politécnico-UFSM) e Lucielen Chequim da Silva (Docente do Departamento de Terapia Ocupacional UFSM).

O segundo dia da 4ª SIPAT FATEC teve início às 9h, no prédio 67 da FATEC, e trouxe a palestra das Terapeutas Ocupacionais Andreisi Carbone Anversa e Lucielen Chequim da Silva, ambas servidoras da UFSM ministraram informações sobre “Técnicas para evitar o Stress e Ansiedade no Trabalho”. As terapeutas ressaltaram a necessidade do trabalhador saber trabalhar em equipe, ter motivação, identificação com suas funções, comprometimento, apesar das individualidades intrínsecas à cada um, a diversidade e o histórico de vida de todo indivíduo.

As terapeutas explicaram que é possível desenvolver e manter a saúde mental do trabalhador no ambiente de trabalho sem sofrimento e com boas relações sociais, se cada um souber resolver os conflitos, superar as dificuldades e se relacionar com respeito e empatia com chefes, colegas e colaboradores. As palestrantes enfatizaram que não é salutar deixar para resolver os possíveis problemas depois, pois estes tendem a virar uma bola de neve. O mais indicado é sanar o quanto antes as inseguranças e as divergências, que ocorrem dando oportunidade para o diálogo e para a reflexão do quanto se pode melhorar e contribuir, estas ações só trazem benefícios tanto no que se refere ao trabalhador quanto ao trabalho, desta forma todos saem ganhando em saúde e eficiência.

As terapeutas ocupacionais ressaltaram a necessidade do comprometimento dos trabalhadores tanto no desenvolvimento das atividades laborais quanto nas relações humanas que são interdependentes e que precisam estar em harmonia para que as organizações e empresas sejam saudáveis às atividades laborais e que efetivamente cumpram sua missão. A empresa é responsável pela saúde do trabalhador, para tanto deve oportunizar o diálogo e fornecer um ambiente de convívio agradável a todos. Durante a palestra as profissionais realizaram atividades de descontração que demonstrou o quanto cada pessoa é necessária é única e seu desempenho nas atividades laborais reflete nos resultados da empresa de forma coletiva. A convivência pode ser forma de interação muito satisfatória, se bem administrada, o que evita desgaste físico e psicológico, como o estresse e os conflitos existenciais que levam muitas vezes ao sofrimento e ao adoecimento do trabalhador, o que pode ser evitado, cultivando práticas e consciências voltadas aos ideais coletivos. Ao final foram sorteados brindes e em seguida as apresentações foram concluídas e os participantes foram convidados para o terceiro dia de palestras.

Kelly Martini – MTb 137. 25
Assessora de Imprensa da FATEC

4ª SIPAT FATEC – Gestão 2018/2019 (Dia 1)

terça, 11 de setembro de 2018.

1º dia 10/09/2018 - segunda-feira

A 4ª SIPAT FATEC teve início às 9h, no prédio 67 da FATEC, na ocasião ocorreu a explanação da Presidente da CIPA - Maria Cristina Bertagnolli que apresentou todos os membros da CIPA gestão 2018/2019. Em seguida, o professor Adalberto Meller – Diretor Executivo falou sobre a importância da realização da Semana Interna de Prevenção a Acidentes no Trabalho para a vida do trabalhador e a saúde do trabalhador e em seguida o professor Thomé Lovato - Diretor Presidente enfatizou a importância da prevenção de acidentes em todos os sentidos. Ele citou como exemplo o caso da Boate Kiss, a tragédia que vitimou 242 pessoas em 2013, em Santa Maria. Segundo ele tudo o que ocorreu poderia ter sido evitado se todas as medidas de segurança fossem adequadamente observadas.

O palestrante do dia foi o Técnico em Segurança do Trabalho e Socorrista da Unimed Lucas Domingues que falou da importância da correta aplicação dos primeiros socorros. O técnico exemplificou casos de engasgo tanto em crianças como em adultos, de que forma são realizadas as manobras que são distintas em ambos os casos e o quanto é necessário preparo e certo conhecimento para realizar os protocolos de salvamento, por pessoa responsável do início ao final do procedimento, até a chegada e intervenção dos médicos do SAMU que cuidarão do paciente mais efetivamente até a chegada ao hospital. O técnico explicou e demonstrou como devem ser feitas as manobras de reanimação nos casos de desmaio e parada cardiorrespiratória, com massagens e decisões precisas que podem ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa, mesmo em caso de socorrista leigo, mas que tenha o mínimo de preparo e consciência de saber o que se faz e como se faz, enfatizou ele. O profissional se colocou à disposição para a retirada de dúvidas que ainda restassem.

No final da manhã foi realizado o sorteio de brindes e lembrado também, que todos estão convidados a participar da campanha de doação de produtos não perecíveis que serão destinados à Turma do IQUE. Os postos de coleta são os laboratórios e projetos realizados juntos à FATEC e a própria sede da FATEC. Feito os devidos agradecimentos aos participantes e patrocinadores todos foram convidados a comparecer no segundo dia de SIPAT.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

SIPAT 2018 - Patrocinadores da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

quinta, 23 de agosto de 2018.

São estes os patrocinadores da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho - SIPAT 2018:

SIPAT 2018 - Programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

terça, 17 de julho de 2018.

SEGUNDA-FEIRA (10/09/2018):
9h: Apresentação do evento e membros da comissão.
9h10min ás 10h30min: Palestra - Noções Básicas de Primeiros Socorros.
Palestrante: Lucas Domingues (Técnico em Segurança do Trabalho - Unimed).
Local: Auditório Prédio 67.

TERÇA-FEIRA (11/09/2018):
9h ás 10h e 30min: Palestra - Técnicas para evitar o Stress e Ansiedade no Trabalho.
Palestrante: Professora Lucielen Chequin da Silva (Terapeuta Ocupacional).
Local: Auditório Prédio 67.

QUARTA-FEIRA (12/09/2018):
9h ás 10h: Palestra Prevenção e Combate a Sinistros/ Local : Auditório Prédio 67/Palestrante: Bombeiros (4º Batalhão de Bombeiros Militar).
10h ás 10h 30 min: Prática de Prevenção e Combate a Sinistros.
Local prática: Próximo Prédio 67 (ao lado prédio 20 e 21).

QUINTA-FEIRA (13/09/2018):
9h: Campanha de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS.
A equipe - Nos projetos da Fundação.

SEXTA-FEIRA (14/09/2018):
9h: Recolhimento e entrega dos alimentos da Campanha Ique.
A equipe - Nos projetos da Fundação.

ATA DE INSTALAÇÃO E POSSE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

terça, 30 de janeiro de 2018.

Aos trinta dias do mês de janeiro, do ano de dois mil e dezoito, na sala de reuniões, nesta cidade, presente(s) o(s) Senhor(es), representantes da empresa, bem como os demais presentes, reuniram-se para instalação e posse da CIPA desta empresa, confonne estabelecido pela NR Nº 05, Portaria 3.214 de 08 de Junho de 1978. A senhora lria Oliveira Kasper, secretária da sessão eleitoral, declarou abertos os trabalhos, lembrando a todos os objetivos da reunião, quais sejam: Instalação e Posse dos componentes da CIPA. Continuando, declarou instalada a Comissão e empossados os representantes do empregador:

Titulares:
- Maria Cristina Bertagnolli
- Alexandre Fernandes Weber

Suplentes:
- Silvia Binotto
- Janaina de Fátima Trindade da Luz

Da mesma forma declarou empossados os representantes eleitos pelos empregados:

Titulares:
Bruna Chimendes Prates
Rosangela Viana da Silva

Suplentes:
Rafael Figueiredo de Oliveira
Fernanda da Costa Marks

A seguir, foi designada para presidente da CIPA, a Senhora Maria Cristina Bertagnolli, tendo sido escolhido entre os representantes eleitos dos empregados a Senhora Bruna Chimendes Prates para vice-presidente. Os representantes do empregador e dos empregados, em comum acordo, escolheram também o senhor Alexandre Fernandes Weber para secretário da CIPA, sendo sua substituta a Senhora Rosangela Viana da Silva. Nada mais havendo para tratar, a Sra. Presidente, deu por encerrada a reunião, lembrando a todos que o período de gestão da CIPA ora instalada será de 01 (um) ano a contar da presente data. Para constar, lavrou-se a presente Ata, que, lida e aprovada, vai assinada por mim, secretária, pelo presidente da comissão, por todos os representantes eleitos e/ou designados inclusive os suplentes.

DOWNLOAD da ATA

Apuração dos votos - Eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho gestão 2018/2019).

quinta, 04 de janeiro de 2018.

Horário: 08:45 min.
Realizada pelos membros da Comissão Eleitoral gestão 2017/2018
Presidente da mesa: Maria Cristina Bertagnolli
Secretária da mesa: Iria Oliveira Kasper

- Bruna Chimendes Prates: 19 votos
- Rosâ ngela Viana da Silva: 13 votos
- Rafael Figueiredo de Oliveira: 06 votos
- Fernanda Marks: 06 votos
- 01 voto em branco

Total de votos: 44
Votos nulos: 01

 

Maria Cristina Bertagnolli
PRESIDENTE DA SESSÃO

DOWNLOAD APURAÇÃO VOTOS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO.

sábado, 16 de dezembro de 2017.

Ficam convocados os colaboradores da empresa f A TEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência), para eleição dos membros da Comissão lntema de Prevenção de Acidentes - CIP A, de acordo com a Norma Regulamenta.dora NR 05, aprovada pela Portaria nº 08 e 09 de 23.02. J 999, baixada pelo Ministério do Trabalho, a ser realizada, em escrutínio secreto nos dias 02, 03 e 04 de janeiro de 2018, nos horários das 07:45 min. ás l I :45 min. e das 12:45 min. até as 16:45 min. e será realizada nas dependências do setor administrativo da FATEC.

Escreveram e poderão ser votados os seguintes candidatos:
1 Bruna Chimendes Prates
2 Rafael Figueiredo de Oliveira
3 Fernanda da Costa Marks
4 Rosângcla Viana da Silva

Santa Maria, 16 de dezembro de 2017.
 

Maria Cristina Bertagnolli
PRESIDENTE DA CIPA

DOWNLOAD EDITAL

EDITAL INFORMATIVO PARA PROCESSO ELEITORAL DA CIPA/ 2018.

sexta, 01 de dezembro de 2017.

A empresa FATEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência), comunica que estão abertos os prazos para inscrição dos funcionários para a eleição da CIPA– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a norma regulamentadora (NR 05), aprovada pela Portaria nº 08 e 09/99 de Fevereiro baixada pelo Ministério do Trabalho.

Os interessados poderão inscrever-se no período de 01/12/2017 á 15/12/2017, com as funcionárias Rosangela Viana da Silva, Maria Cristina Bertagnolli (Departamento Pessoal) e Iria Oliveira Kasper (Contabilidade), que irão compor a Comissão Eleitoral. Os candidatos inscritos serão divulgados no dia 16/12/2017, através do Edital de Convocação de Eleição. A eleição está prevista para os dias 02, 03 e 04/01/2018, nos horários das 07:45 min. ás 11:45 min. e das 12:45 min. até as 16:45 min. e será realizada nas dependências do setor administrativo da FATEC.

 

Santa Maria, 01 de dezembro de 2017.

Direção.

DOWNLOAD DO EDITAL

SIPAT 2017 - Programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

segunda, 18 de setembro de 2017.

A semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho acontecerá de 16 a 20 de Outubro de 2017 - Horário 9h às 11:30min.

PROGRAMAÇÃO:

SEGUNDA-FEIRA (16/10/2017):
9 h - Apresentação CIPA (Gestão 2017)
9h15min. - Apresentação do Projeto LAMIC
Palestrante: Professor Carlos Augusto Mallmann
10 h - Intervalo
10h20 min. - Apresentação do Organograma da Fundação
Palestrante: Advogado Antonio Augusto Maioli

TERÇA-FEIRA (17/10/2017):
9 h - Empreendedorismo no Trabalho
Palestrante: Frank Leonardo Casado
10h10 min. - Intervalo
10h30 min. - Comunicação e as Relações de Trabalho
Palestrante: Flavi Lisboa

QUARTA-FEIRA (18/10/2017):
9 h – Violência Sexual e HPV
Palestrante: Doutora Enfermeira Verginia Rossato
10h10min- Intervalo
10h 30min. - Prevenção ao Suicídio
Palestrante: Professora Martha Noal

QUINTA-FEIRA (19/10/2017):
9 h - A Dor nas Atividades Laborais
Palestrante: Fisioterapeuta Rafaela Machado Guerra
10h - Intervalo
10h20 min. - Saúde Mental no Trabalho
Palestrante: Equipe de psicologia da CQVS da UFSM.

SEXTA-FEIRA (20/10/2017):
9 h – Prevenção contra Acidentes no Trabalho e EPI
Palestrante: Técnica em Segurança do Trabalho Silvia T. Elgart
10h10min. - Intervalo
10h30 min. - Coral da UFSM/Regente Professor Claudio Antonio Esteves

Membros Eleitos representantes dos funcionários da FATEC, para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2017/2018.

sexta, 06 de janeiro de 2017.

Membros Eleitos representantes dos funcionários da FATEC, para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho- 2017/2018.

Titulares:

  • Rosângela Viana da Silva (23 Votos)
  • Iria Oliveira Kasper (09 Votos)

Suplentes:

  • Leonardo Jose Teixeira de Oliveira (08 Votos)
  • Camila Marchesan Cargnelutti (06 Votos)

Demais Votos:

  • Eliana Hoffmann (05 Votos)
  • Joel Albino Rabaiolli (04 Votos)
  • Votos em branco (01 Voto)
  • Votos nulos (02 Votos)

Comissão Eleitoral CIPA- 2016/2017

Maria Cristina Bertagnolli/Presidente da Sessão.
 Marta Lucia Santini da Silveira/Secretária da Sessão.

Membros Designados pelo Empregador para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CIPA FATEC 2017/2018.

segunda, 19 de dezembro de 2016.

A Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência – FATEC, localizada na Rua Q, s/nº Prédio 66 – UFSM Bairro Camobi, Santa Maria. CNPJ nº 89.252.431/0001-59, por intermédio de seus representantes Senhor Diretor Presidente Thomé Lovato e Senhor Secretário executivo Adalberto Constantino Meller, de acordo com a NR 05, da Lei nº 6.514 de dezembro de 1977, vem comunicar a designação dos empregados abaixo como representantes do empregador na CIPA FATEC gestão 2017/2018. 

Titulares:

  • Maria Cristina Bertagnolli
  • Kelly Cristina Ramos Martini

Suplentes:

  • Gabriela Silva
  • Fernando Henrique Denardin

 Santa Maria 19 de dezembro de 2016.

Thomé Lovato
Diretor Presidente 

Adalberto Constantino Meller
Secretário Executivo

Edital de Convocação de Eleição - CIPA 2017.

segunda, 12 de dezembro de 2016.

Ficam convocados os colaboradores da empresa FATEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência), para eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, de acordo com a Norma Regulamentadora –NR 05, aprovada pela Portaria nº 08 e 09 de 23.02.1999, baixada pelo Ministério do Trabalho, a ser realizada, em escrutínio secreto nos dias 03, 04 e 05 de janeiro de 2017, na sede administrativa da FATEC, Prédio 66.

Inscreveram-se e poderão ser votados os seguintes candidatos:
1 Leonardo Jose Teixeira de Oliveira
2 Joel Albino Rabaiolli
3 Camila Marchesan Cargnelutti
4 Iria Oliveira Kasper
5 Rosângela Viana da Silva
6 Eliana Hoffmann

EDITAL

Edital Informativo para o Processo Eleitoral da CIPA - 2017.

terça, 29 de novembro de 2016.

A empresa FATEC (Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência), comunica que estão abertos os prazos para inscrição dos funcionários para a eleição da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, de acordo com a norma regulamentadora (NR 05), aprovada pela Portaria nº 08 e 09/99 de Fevereiro baixada pelo Ministério do Trabalho.

Os interessados poderão inscrever-se no período de 28/11/2016 á 12/12/2016, com a Rosangela Viana da Silva e Maria Cristina Bertagnolli (Departamento Pessoal), que compõe a Comissão Eleitoral. Os candidatos inscritos serão divulgados no dia 13 de dezembro, através do Edital de Convocação de Eleição. A eleição está prevista para os dias 03, 04 e 05/01/2017.

EDITAL