A FATEC – UFSM e o Laboratório de Ecologia Florestal desenvolvem pesquisa que poderá mudar a realidade da arenização na região do Pampa Gaúcho

terça, 02 de dezembro de 2014.

Com o intuito de reverter o processo de arenização que se encontra em algumas regiões do Pampa Gaúcho, o professor do Departamento de Ciências Florestais Mauro Valdir Schumacher que também é coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal – LABEFLO e do projeto denominado Ciclagem biogeoquímica dos nutrientes em microbacia com Eucalyptus dunnii em solo sujeito a arenização no Bioma Pampa, investiga com o objetivo de implantar uma série de levantamentos de longo prazo, bem como introduzir novas tecnologias de monitoramento de plantações de eucalipto que evita a continua degradação do solo em questão.

No decorrer da pesquisa que vem desde 2010 se desenvolvendo, foi instalada uma base de monitoramento de avaliação da dinâmica da solução do solo e de seus nutrientes resultantes dos processos da ciclagem, quer pela entrada da água da chuva e poeiras ou mesmo pela deposição da matéria orgânica sobre o solo na forma de serapilheira. O local escolhido foi o município de Alegrete.

Através dos resultados que ainda estão sob investigação, espera-se encontrar informações contundentes que venham a nortear estratégias de manejo de forma prática, efetiva e aplicável que assegurem a perpetuidade da capacidade produtiva dos solos onde são realizadas as plantações de eucalipto.

Segundo o professor Schumacher a realização de um dia de campo, é a oportunidade de integrar alunos, professores, bolsistas de iniciação científica da UFSM, a empresa sueco-finlandesa Stora Enso financiadora do projeto e a FEPAM, em resumo prático, é onde ocorre o intercâmbio entre pesquisa, pesquisadores e financiadores. A união que se dá e se reverte na importante tarefa que é lutar pelo desenvolvimento das comunidades e suas dificuldades, que só é possível quando há um intuito corajoso, destemido e ousado de tentar mudar a realidade que se abate há anos sobre um determinado lugar.

Na ocasião da captação da foto foram mostrados e apresentados resultados das pesquisas envolvendo o crescimento do eucalipto em solos arenosos e de baixa fertilidade, parcialmente degradados pela agricultura e mesmo pelo superpastejo dos animais. Para o professor Schumacher o mais importante no desenvolvimento da pesquisa, é beneficiar as comunidades mais necessitadas do resultado desses experimentos. É essa união que sustenta de forma a garantir um resultado promissor, que transforme tais realidades em possibilidades, consequentemente, vidas.

VOCE SABIA QUE:

Arenização: É uma característica de um processo que ocorre no solo, um processo de degradação da terra em zonas áridas, semiáridas, e subúmidas, resultantes de práticas humanas desregradas.

Microbacia: pode ser entendida como a área geográfica de captação de água (de chuva), composta por pequenos canais de confluência e delimitada por divisores naturais.

Superpastejo: ocorre quando há um excesso de animais em relação à quantidade de pasto à disposição destes animais. Uma possibilidade é a degradação do solo existente.

Kelly Martini
MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC