1º SIPAT – FATEC – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

sábado, 14 de novembro de 2015.

Quarto dia – 12 de novembro de 2015

Palestra sobre Prevenção de Incêndio com o Técnico em Segurança do Trabalho Mateus de Paula Leiria do Departamento de Prevenção a Incêndio da UFSM.

O Departamento de Prevenção a Incêndio da Universidade Federal de Santa Maria, existe desde 2013, e vem colaborando com todos os setores da universidade no esclarecimento, na conscientização e na prevenção e ao combate ao fogo.

O que é fogo?

Uma reação química, combustão, que ocorre mediante a existência do triângulo que consiste nos três elementos:

 1.Combustível                    

 2. Comburente    

 3.Calor = fonte de energia        

sem um dos três não há fogo.

O técnico Mateus alerta que somente os Bombeiros é que são aptos a combater incêndios, pois possuem treinamentos e habilidades necessárias para extinguir qualquer dimensão de fogo. O técnico informa ainda que toda pessoa deve saber prevenir o princípio de incêndio, que é quando ele ainda possui chamas muito pequenas. 

É necessário que toda pessoa saiba utilizar os equipamentos de combate ao fogo, principalmente para que isso ocorra é preciso realizar um treinamento para receber os conhecimentos básicos. Os extintores e hidrantes não operam sozinhos precisam do manuseio adequado de quem vai realizar a ação.

Ocorrências mais comuns no princípio de incêndio:

Sobre carga elétrica (ocorre nos ts) com o uso de réguas com muitos aparelhos elétricos aos mesmo tempo, 

Improvisações elétricas (gatos) com fios desencapados, com fios reutilizados ou muito antigos, 

Vazamento de gás de cozinha ou no seu acondicionamento de forma errada, 

Segundo o técnico Mateus é preciso que ao operar o extintor a pessoa saiba discernir sobre o agente extintor, o elemento que existe no interior do extintor, porque cada um destes possui uma sustância diferente, indicada para combater os vários tipos de incêndio, que pode ser líquido, gasoso ou sólido.

Tipos de extintores:

http://www.fatecsm.org.br/images/jasfinder/file/extintores.jpg

Condições para o uso dos Extintores:

 

 

 

 

 

 

Após as explicações do técnico, foi realizada ginástica laboral e após o intervalo do coffe break, foi realizada uma simulação de uso dos tipos de extintores, um curso rápido de como operá-los.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC