1º SIPAT – Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho – FATEC

sexta, 13 de novembro de 2015.

Terceiro dia - 11 de novembro de 2015

Palestra sobre Ergonomia – Engenheiro de Segurança do Trabalho Elson Fernandes Cozza

O que é Ergonomia?

É o estudo que observa a relação do homem, do trabalhador com o seu ambiente de trabalho. A Ergonomia oferece as melhores condições para que o profissional tenha saúde e bem estar, durante suas atividades profissionais, através da prevenção de acidentes e de doenças que podem ser resultantes de ações ou atividades executadas de maneira equivocada.  

O que observar?

Postura errada ao sentar, podem levar à lesões por esforços realizados de forma repetitiva, detalhes que podem ser os principais problemas no ambiente de trabalho. Ocorrências que podem ser evitadas, a doença, a incapacidade, a ausência ao trabalho, a realocação em outro ambiente e outra função. Dessa forma, são observadas as condições ideais para que esses profissionais sejam observados e cuidados, para que não haja prejuizo na vida desse trabalhador, impedindo que o mesmo adoeça devido a realização de suas atividades de forma inapropriada.

O que deve ser observado no ambiente de trabalho?

Cuidado com a postura,

Boa iluminação,

Cuidar o nível de ruídos,

Temperatura agradável,

Eliminação de riscos que afetem diretamente a saúde e o bem estar do trabalhador,

As atividades ergonômicas por mais simples que possam ser, auxiliam de forma incisiva, no desempenho do trabalhador, o cuidado é a prevenção das atividades diárias, retirando e impedindo riscos desnecessários, garantindo eficiência na produtividade, e ainda, o custo-benefício para a empresa é muito satisfatório, pois evita as eventuais despesas, que também são desnecessárias.

Cada local de trabalho tem suas peculiaridades, por isso, é observado com cautela cada atividade e cada trabalhador. A prevenção ocorre através de palestras, treinamentos, ginásticas laborais, com o acompanhamento do coordenador e profissional da Segurança do Trabalho que auxilia na resolução das problemáticas do cotidiano do trabalhador.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC