Encontro sobre transferência de tecnologia na UFSM e com apoio da FATEC discute ações de melhoria e expansão de futuros projetos

segunda, 17 de agosto de 2015.

No dia 11 de agosto de 2015, no Auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia - CT, da Universidade Federal de Santa Maria, ocorreu o encontro dos Núcleos de Tecnologia do RS – NITs, com a participação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTEC, da UFSM, sob a coordenação e apresentação do professor e Engenheiro Elétrico Tiago Bandeira Marchesan, do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência.

Estiveram reunidos no evento representantes da UFSM, IF Farroupilha, Unipampa, FURG, IF Sul e IFRS, com objetivo de discutir a Transferência de Tecnologia nas instituições de ensino superior, o trâmite dos processos: a maior rapidez nos processos legais, o desenvolvimento das tecnologias, as relações entre as instituições, a propriedade intelectual, as ações do pesquisador e do governo e das empresas, os procedimentos e o desenvolver de cada setor.

Também ocorreu o compartilhamento e a troca de experiências entre as fundações, discutidas as peculiaridades das ações de cada uma das organizações.

Na oportunidade, o assessor jurídico da FATEC, o advogado Antonio Maioli, explanou sobre a ação das fundações de apoio, comentou sobre a nova lei que passará a vigorar, e que servirá de base para as novas negociações, no desenvolvimento de tecnologia.

O debate tramitou sobre as experiências entre os NITs, de como e de que forma seus dirigentes estão conseguindo lidar com os processos e suas dificuldades que vão se apresentando durante o desenrolar de cada processo. Foram também abordadas as formas de captação e liberação de recursos para o desenvolvimento dos projetos.


Fotos: Kelly Martini e Débora Tamiosso

Kelly Martini
Assessora de Imprensa da FATEC
MTb 137.25