O Núcleo de Educação a Distância – NeaD do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen – CAFW, juntamente com o Colégio Técnico Industrial – CTISM, vinculados a UFSM e FATEC, desenvolvem parceria para expansão da educação técnica na região

quarta, 17 de junho de 2015.

As atividades têm como objetivo ampliar os trâmites disciplinares, a partir da nomeação de uma comissão em setembro de 2011, para que fosse implantado na instituição, cursos técnicos na modalidade a distância, através do Programa da Rede e-Tec, rede que regimenta estes programas educacionais de inclusão. O Colégio Agrícola de Frederico Westphalen – CAFW em parceria com o Colégio Técnico Industrial, propôs a oferta de inclusão de dois cursos técnicos (Agroindústria e Informática para Internet). O Conselho Diretor do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen após estudo de demandas da região, aprovou a criação dos cursos.

Aprovada a criação, em reunião do Conselho Diretor do CAFW no dia 16 de março de 2012, as atividades dos cursos técnicos tiveram as aulas iniciadas já neste mesmo ano, em cinco polos de atuação. As primeiras turmas dos dois cursos iniciaram suas atividades em agosto de 2012, com a oferta de 100 vagas em cada polo (Constantina, Planalto, Ronda Alta, Sagrada Família e Trindade do Sul). O Curso Técnico em Agroindústria foi coordenado pelas professoras Magda Aita Monego e Ana Eucares von Laer, e o Curso Técnico em Informática para Internet, pelos professores Adriana Soares Pereira e Roberto Franciscatto. A conclusão destes cursos ocorreu em maio de 2014, com o encerramento de formatura.

As segundas turmas dos cursos tiveram suas atividades iniciadas em março de 2014, com a oferta de 100 vagas, nos seguintes polos atuação: Constantina, Palmeira das Missões, Planalto, Ronda Alta e Trindade do Sul.

O Curso Técnico em Agroindústria foi coordenado inicialmente pelas professoras Vanessa Pires da Rosa e Ana Eucares von Laer, e atualmente é coordenado pelas professoras Edi Franciele Ries e Patrícia Sabino da Silva. O Curso Técnico em Informática para Internet é coordenado pelos professores Bruno Batista Boniati e Evandro Preuss. O NEaD, coordenado pela Profª. Drª. Adriana Soares Pereira, em todo o tempo, durante a sua atuação, obteve apoio de recursos financiados pelo FNDE para a oferta de cursos técnicos a distância, através do Programa da Rede e-Tec, e contou também, com o apoio técnico da equipe multidisciplinar: André Sartori (Técnico em Informática), Carlos Afonso Trelles (Designer), Camila De Cezaro (Secretaria), Elisa Maria Vissotto (Secretaria) e Paulo Henrique Vianna (WebDesigner), que em conjunto, desenvolveram o preparo de todo o material de apoio nos diferentes cursos. Além de contar com o apoio de professores, tutores, coordenadores de polo e colaboradores, sem deixar de enfatizar a parceria com a Fundação de Apoio a Tecnologia e Pesquisa – FATEC, que sempre está presente desde as fases iniciais até a conclusão de todo projeto entre CTISM, CAFW e a Universidade Federal de Santa Maria.

Kelly Martini

Assessora de Imprensa da FATEC

MTb 137.25