2ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho - SIPAT – CIPA gestão 2016 - 2º Dia

terça, 08 de novembro de 2016.

Terça-feira 08/11/2016 – Segundo dia:

Palestrante Marta Tocchetto.

O segundo dia de apresentação da 2ª SIPAT – FATEC, iniciou com a palestra da professora Marta Tocchetto, do Departamento de Química da UFSM, que explanou sobre o tema “Prevenção, Manuseio e Armazenamento de Produtos Químicos”. Inicialmente, a fala seguiu sobre as normas gerais de segurança que devem ser adotadas no trabalho em laboratório. Entre as explicações a professora Marta discorreu sobre:
- A postura dos profissionais que manuseiam e trabalham com produtos químicos: a necessidade de conhecimento do espaço físico e seus equipamentos,
-A circulação das pessoas no laboratório,
-O acondicionamento de materiais,
-O treinamento de profissionais para a operacionalidade técnica do laboratório,
-Acessórios de segurança e a necessidade de sinalização,
-A obrigatoriedade de inspeções periódicas nos equipamentos e a disponibilidade visível de materiais de explicação,

A professora Marta ressalta a necessidade de cuidados ideais para evitar a formação de passivos (cargas desnecessárias) que poderão ocasionar prejuízos tanto na saúde de quem trabalha ou manuseia os produtos, como danos materiais no laboratório.

Platéia.

A palestrante citou a criação de um software desenvolvido pela professora Carmem Dickow com o objetivo de auxiliar a Comissão de Coleta Seletiva Solidária-UFSM-Separe! Não misture! Mais um importante projeto coordenado pela professora Marta, que ressalta a obrigatoriedade de cumprimento do Decreto 5940/2006 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 11305/2010. Como medida de conscientização ela enfatiza que riscos são ameaças, juntamente da vulnerabilidade que pode ocorrer, mas que deve ser combatido, através da prevenção, adotando posturas de percepção de possíveis problemas para melhorar a vida das pessoas, seja no ambiente de universidades em laboratórios, como na própria vida, quando cada indivíduo assume suas responsabilidades. Não basta consumir, mas saber descartar os resíduos, sejam estes os mais simples, de origem doméstica ou os mais complexos, provindos da indústria, por exemplo.

A conscientização ainda é a melhor medida, para desenvolver hábitos saudáveis que ao longo do tempo se tornarão atitudes que mudarão o mundo que é em fim de todos.

A segunda palestra da SIPAT teve como tema “Pilates e suas aplicabilidades” apresentada pelo educador físico” Cristiano Furquim Bianchini que explicou sobre o método Pilates, um método de condicionamento físico, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates e a que se aplica.

Palestrante Cristiano Furquim Bianchini.

O objetivo do método é trabalhar o corpo em sua totalidade, priorizando a qualidade em detrimento da quantidade de repetições, por isso, daí a grande aceitação do método. O palestrante salientou que qualquer pessoa após liberada pelo médico, pode realizar as atividades, não há empecilho de idade, pois a prática melhora a postura, a flexibilidade, trazendo alívio as dores na coluna lombar, cervical e joelhos, o que resulta de modo geral, na saúde mais plena e na melhor qualidade de vida do cada praticante. Ele explica que o método se dá e vai sendo executado pelo praticante conforme a disponibilidade e capacidade do de cada um que evolui e vai se tornando autônomo diante da eliminação das dores. O profissional salienta também que cada aluno/praticante é atendido individualmente, e a prática é observada a capacidade física de cada indivíduo.

Os princípios básicos desenvolvidos no Pilates

1.centralização,
2.concentração,
3.controle,
4.precisão,
5.respiração,
6.fluidez,

O educador físico respondeu algumas perguntas da plateia e convidou a todos para realizarem uma aula para experimentar o método. Cristiano deixou o recado que todo exercício deve realizado com orientação de um profissional, terá como resultado a melhora da condição física do corpo e como consequência da mente, algo que não se dissocia e que evolui numa consciência corporal global e na mudança de postura diante das várias situações da vida.

Seguido de muita descontração, o palestrante auxiliou no sorteio dos brindes, após, a plateia foi convidada a retornar no próximo dia, 09 de novembro, quarta, no prédio 67 da FATEC, às 9h.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC