2ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho - SIPAT – CIPA gestão 2016 - 1º Dia

terça, 08 de novembro de 2016.

Segunda-feira 07/11/2016 – Primeiro dia:

Equipe CIPA.

A 2ª SIPAT – FATEC tem como principal objetivo conscientizar seus colaboradores sobre a saúde e a segurança no trabalho, através da prevenção de acidentes, que poderão ser causados pelo desuso de equipamentos de segurança, pelo uso incorreto ou por hábitos equivocados no ambiente de trabalho. Durante a semana entre os dias 07 a 11 de novembro de 2016, teremos diversas palestras e nesta segunda-feira tivemos:

Apresentação de alguns projetos intermediados pela FATEC 

1. Professor Hélio Gauze Bonacorso, com o projeto “Assessoria e Consultoria em Química Residual”, desenvolvido no NAPO – Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânicas, que obteve a certificação de ISO 17025, neste ano de 2016. Sua implantação traz benefícios e reconhecimento ao trabalho de pesquisa e ao próprio laboratório. Nesta semana o professor Hélio salientou a visita dos auditores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO – com o objetivo de concluir a implantação da certificação do laboratório.

2. Professor Fabio Andrei Duarte, com o projeto de análises físico-químicas de substâncias, principalmente, análises sobre a potabilidade da água, que servirá para o consumo humano. Entre outras investigações são realizados análises e controle de medicamentos, entre algumas empresas, o professor Fabio comentou a parceria da Petrobrás, que segundo ele, é uma fiel auxiliadora no desenvolvimento dos projetos, em que o laboratório apoia a viabilidade para a exploração e destilação de petróleo nas plataformas do pré sal.

Prof. Daniel Arruda Coronel

3. Professor Daniel Arruda Coronel, com o projeto da Editora, Livraria, Gráfica e Grife da UFSM, ele comentou sobre as melhorias e novas implementações que ocorreram nestes últimos tempos. Nestes 35 anos a Editora já possui 300 livros impressos publicados, possui publicação de ebooks, reestruturação de pessoal com contratação de mais profissionais para compor a equipe, melhoria no setor de comunicação, de projetos estratégicos, reformulou o guia do autor, maior divulgação da marca da instituição, foi criado o Manual de Dissertações e Teses. Na livraria a comunidade universitária em geral pode encontrar livros editados na UFSM e de fora da instituição também.  A grife da UFSM traz o nome da instituição em objetos que podem ser adquiridos na livraria.

Após o Coffe-break tivemos ocorreu a apresentação da palestra da psicóloga Vera Regina Brandão Miranda com o tema “Relações Interpessoais Familiares–jovens e adultos” – As Quatro Estações da Família. A psicóloga iniciou sua fala com uma atividade descontraída e depois explicou como se dá as relações, como ela nasce, se desenvolve e forma laços durante a vida. A importância do diálogo, do respeito, da compreensão entre os familiares pai-mãe-filhos, amigos-colegas relacionamentos amorosos e profissionais. A necessidade de as pessoas lidarem com o medo, com as crises, observarem as fases dos ciclos vitais, reconhecendo o que cada indivíduo é, e quer para si, de forma emancipada e individual, independente da opinião dos outros, observando somente a sua vontade e capacidade de cada um.

Após as explanações da psicóloga Vera, houve o sorteio de brindes e o convite para os presentes estarem no segundo dia de SIPAT, que ocorre no auditório do prédio 67, com início às 9h da manhã de terça-feira.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC