Centro de Atendimento à Criança e Adolescente com Câncer – CTCcriaC - Turma do IQUE.

segunda, 29 de agosto de 2016.

carimbo
Festa de Páscoa 2016.

A primeira impressão que se tem é que na Turma do IQUE - CTCriaC (Centro de Atendimento à Criança e Adolescente com Câncer) são atendidas somente crianças e adolescentes que recebem o diagnóstico do Câncer, mas não é só isso, o atendimento se estende à outras doenças benignas (que não causam morte) inclusive, e principalmente, na área hematológica e em tratamentos complexos. Na coordenação deste projeto está a Drª Virgínia Coser que explica que o tratamento se dá em crianças e adolescentes de zero a 21 anos e, em alguns casos até um pouco mais.

O Projeto “Programa Turma do IQUE – CTCriaC: Cura e Cidadania para a Criança e Adolescente com Câncer” este ano, completa 30 anos e tem um significado muito grande para todas as pessoas que buscam não só o tratamento e a melhora física da doença, mas também o bem-estar psicológico.

Objetivo do projeto

- Promover a saúde de crianças e adolescentes em tratamento no CTCriaC através de atividades lúdicas, criatividade, de socialização, culturais e educacionais, juntamente com a família.
- Desenvolver ações que aprimorem a assistência e a pesquisa no âmbito técnico e científico, buscando permanentemente novas tecnologias.
- Promover a divulgação de ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce e cura do Câncer infanto-juvenil em ambientes profissionais e para a população geral.

Em sua maioria as crianças e adolescentes que participam do CTCriaC realizam seu tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM, passam por dificuldades e necessitam de, além do tratamento oncológico tradicional, auxílio alimentar complementar, apoio psicológico e geralmente assessoria jurídica.

A doutora Virgínia salienta que é fundamental que os pacientes recebam os melhores tratamentos para atingirem níveis de curabilidade internacionais que podem alcançar os 80 a 90%, dependendo do diagnóstico da doença e por isto, é necessário atendimento intensivo e integral, através dos procedimentos complexos e atendimento multiprofissional. É importante informar que o diagnóstico precoce na criança, aumenta as chances de cura dependendo do caso, mas também, é tão mais difícil, por se tratar de prevenir uma doença em criança.

Fatores que influenciam o desenvolvimento do Câncer
- Fatores genéticos (quando os pais passam para os filhos),
- Fatores Ambientais (quando o lugar em que a pessoa vive leva seus habitantes a algumas doenças),
- Fatores alimentares (quando os alimentos ingeridos causam doenças, os muito gordurosos, condimentados, manipulados, etc),

Festa Junina.

Na Turma do IQUE e no CTCriaC trabalham cerca de 70 colaboradores que atuam direta e indiretamente no atendimento para estas crianças e adolescentes. Atualmente o CTCriaC possui 18 leitos de internação durante as 24 horas do dia e a Turma do IQUE possui atendimento ambulatorial diário, com a atuação de vários profissionais colaboradores que se revezando em turnos.
No ano de 2015, no Centro de Convivência da Turma do IQUE foram servidos aproximadamente 5 mil almoços e 9 mil cafés da manhã aos pacientes em tratamento e aos seus familiares e ou acompanhantes. O projeto atende crianças e adolescentes na fase de diagnóstico e do tratamento do Câncer oriundas de todo o estado do RS e outras regiões do Brasil. Atualmente são realizadas 6 mil consultas e 600 internações por ano no Centro e estima-se que cerca de 1500 pessoas entre acompanhantes e familiares são beneficiadas com o projeto.
A administração da Turma do IQUE se preocupa em atuar especificamente na área de Hematologia-Oncologia Pediátrica estimulando iniciativas e ações de ensino, pesquisa e assistência que contribuem para o desenvolvimento técnico-científico. A difusão do conhecimento, através da equipe médica, tem sido a marca permanente da instituição em nível regional, nacional e internacional.

O Programa Turma do IQUE é desenvolvido através de projetos específicos relacionados as áreas de atuação e que auxiliam os pacientes nas mais diversas modalidades,
- Biblioteca Turma do IQUE,
- Recreação e Brinquedoteca,
- Inclusão Digital,
- Grupos de Convivência,
- Oficinas e cursos profissionalizantes,
- Artes (dança, música, teatro, artesanato e outros),
- Projeto de apoio técnico (pessoal),
- Apoio para ensino, divulgação científica, projetos científicos,
A Drª Virgínia Coser salienta que a FATEC acompanha o projeto desde a década de 1990 quando o mesmo foi formalizado. “Foi de muita importância para a construção do Centro de Convivência da Turma do IQUE com soluções que viabilizaram este projeto que melhorou sobremaneira o atendimento ambulatorial dos pacientes. Como parceira nesta trajetória nos fornece a estrutura técnica administrativa necessária para a realização de todas as ações do Programa”, explica a coordenadora do projeto.

Ajude a Turma do IQUE a continuar ajudando

Você pode contribuir através do desconto de seu imposto de renda, toda pessoa física, a pagar ou restituir em declaração anual destinando 6% de seu imposto devido ao Programa Turma do IQUE.

Doar é possível. Veja onde:

Banrisul:
Agência: 0350
Conta Corrente: 04.139494.0-6

Banco do Brasil:
Agência: 0126-0
Conta Corrente: 69 076-7

Parceiro Solidário – Fazer doações mensalmente através de depósito bancário na conta corrente ao Programa
Banco do Brasil:
Agência: 1484-2
Conta Corrente: 26.000-2

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC