UFSM e FATEC juntas na XXXI Edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM em Vale Vêneto.

segunda, 01 de agosto de 2016.

carimbo
Ensaio da Orquestra do Festival, sob a regência de Jorge Lhez. 

A 31ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM em Vale Vêneto transcorreu muito bem, é o que salienta a coordenadora do projeto, professora Vera Vianna comentando que na tarde de 27 de julho, o Festival recebeu crianças de três Projetos Sociais em Música (Orquestra de Crianças e Jovens), o AMEART de Tupanciretã, o Orchestrarium de Santa Maria e o Grupo do Recanto Maestro.
Essas crianças e adolescentes ensaiaram na Igreja Matriz, sob a orientação de Alessandro Munawek, convidado do Festival para essa atividade. Também no dia 27, ocorreu o Curso de Formação Continuada em Música ministrado pela professora Luciane Garbosa, professora do centro de Educação e colaboradora do Festival de Inverno.

Os recitais dos professores ocorreram diariamente às 19 horas sempre com sala lotada, o que revela o interesse do público em música erudita e a importância de possibilitar o acesso a esse gênero musical. Os alunos demonstram estar bastante satisfeitos com os professores e com o trabalho nas oficinas, e se apresentaram diariamente nos recitais das 12 horas.
Na secretaria foi organizado o dia-a-dia e a equipe que se desdobrou no atendimento aos alunos e professores. O Festival deste ano teve a presença de 15 professores brasileiros e estrangeiros, 136 participantes nas oficinas oferecidas, cerca de 80 crianças dos projetos sociais e 30 professoras no Curso de Formação Continuada. Assim, é considerado que o objetivo do projeto foi sendo atingido e que essa foi mais uma edição de sucesso, enfatiza a coordenadora, professora Vera.

Sergio Burgani, clarinete e Nariaki Sugiura, piano.

O Festival Internacional de Inverno e a Semana Cultural Italiana ocorreram desde o dia 24 julho e tiveram seu encerramento dia 31. Muita música e a boa comida típica italiana, rodeada por uma belíssima paisagem coberta pelo frio da estação fizeram desta semana um momento único para todos que foram à Vale Vêneto. Na edição passada foram 22 mil pessoas prestigiando as atividades dos dois eventos. A parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto juntamente com a Prefeitura de São João do Polêsine, com a colaboração da University of Georgia (Estados Unidos), produziu uma feliz parceria consolidada através dos anos.  Para a coordenadora Vera Vianna a FATEC especialmente, tem colaborado com o gerenciamento do recurso advindo do recebimento de inscrições dando suporte operacional ao projeto.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC