O projeto Meteorologia e suas aplicações.

quinta, 19 de maio de 2016.

Grupo de Pesquisa em Meteorologia do Departamento de Física - UFSM contribui para a Previsão do Tempo / Clima e Monitoramento Ambiental

O projeto Meteorologia e Suas Aplicações sob a coordenação da professora Drª em Meteorologia, Simone Ferraz, busca melhorar o entendimento dos diversos processos físicos que compõe o Sistema Terrestre. Com a melhoria das observações e da modelagem numérica esse conhecimento vem rapidamente avançando. No entanto, alguns processos são tão complexos, que ainda há uma grande necessidade de reduzir as incertezas na sua previsão. O conhecimento adquirido na análise pormenorizada de tais processos visa fornecer ferramentas mais precisas e completas para a sua previsão e deste modo, impactar na sociedade como um todo. E assim, o grupo de pesquisa em Meteorologia da UFSM, através de seus diversos estudos, vinculados a este projeto, tem condições de atender a demanda de laudos e perícias, o que permite determinar o papel dos elementos do Tempo e do Clima na deflagração de eventos meteorológicos diversos.

Conforme a coordenadora do projeto professora Simone, o estudo visa criar um canal de prestação de consultoria técnico-científica especializada para a sociedade, através do grupo de Pesquisa da Meteorologia, e para isso, são realizadas análises estatísticas e dinâmicas de dados atmosféricos de diversas escalas temporais e espaciais, para a previsão de Tempo e Clima, medidas meteorológicas, entre outras, para fins específicos de prognósticos, laudos e perícias para eventos meteorológicos. Em vários eventos, são atendidos os setores, tais como: Defesa Civil, Agricultura, Setor de Transportes, Energia, Saúde, Segurança, Seguradoras, iniciativa privadas entre outros.

 

A necessidade de prevenção

A variabilidade climática em suas diversas escalas espaciais e temporais afeta diretamente a vida humana, a prevenção e a adaptação, determina a existência e a manutenção da vida do homem na terra, de forma racional e harmônica com a natureza. Por exemplo, no campo econômico, a prevenção altera o lucro e a perda. Tão disseminadas são as implicações da variabilidade climática para o bem-estar humano, que, por milhares de anos, as sociedades vêm desenvolvendo estratégias para decifrar seus fenômenos para saber lidar com estes, de forma inteligente. Por exemplo, modernos sistemas de irrigação foram criados, sistemas adequados de plantio, e uma percepção mais realista do Tempo e Clima possibilitam o desenvolvimento humano. 

Deste modo, o entendimento da variabilidade do Tempo e do Clima representa uma meta importante, visando atender à crescente demanda da sociedade por produtos meteorológicos específicos. As pesquisas dão a UFSM referencial como instituição formadora de profissionais técnicos e liderança na área da Meteorologia.

Metodologia do projeto

As análises estatísticas e dinâmicas, previsão de Tempo e Clima para fins específicos de prognósticos, laudos e perícias para eventos meteorológicos são realizados da seguinte forma:

a. Integração entre dados de diversas plataformas observacionais (convencionais, automáticas e remotas) e saídas de modelos numéricos.

b. Pós-processamento destes dados para a geração de ferramentas de suporte ao meteorologista para o fim específico de prever e avaliar eventos meteorológicos.

A coordenadora Simone salienta ainda que, o Rio Grande do Sul é o único estado do Sul do Brasil que não possui um Centro Estadual de Previsão de Tempo e Clima, e o que o Departamento de Meteorologia da UFSM, recebe solicitações de análises técnicas para diversas necessidades, em vários locais do Brasil. Cada caso é estudado de forma individual e de forma única, liderado por um ou mais professores especialistas em determinado assunto, e assim, são realizados treinamentos, seminários, simpósios, com professores e técnicos de nível superior, bem como, alunos de graduação dos cursos de Meteorologia e Física da UFSM.

Para a coordenadora Simone, o mais importante e indispensável é a resposta a cada demanda e o significativo aprendizado dos alunos em relação às necessidades individuais, o que é prestigiado através do conhecimento construído em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência – FATEC. Este projeto, devido a sua importância, vem se renovando a cada momento, o que garante o fortalecimento da pesquisa, na busca pelo saber e pelos resultados alcançados e concretizados através do apoio ofertado pela FATEC.

Kelly Martini
MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC