Projeto de prestação de serviço do CADEQ.

terça, 10 de julho de 2018.

carimbo

Projeto de prestação de serviço do CADEQ busca atender as demandas da UFSM bem como de outras universidades e empresas.

O projeto de “Prestação de Serviços da Central Analítica do Departamento de Engenharia Química – CADEQ” é coordenado pela servidora TAE, química, Dra. Mariana Moro Bassaco, que ao longo de um tempo observou e percebeu a demanda de outros departamentos da UFSM, outras universidades e empresas, então, propôs o projeto para disponibilizar de forma legal, as análises realizadas nos equipamentos pertencentes à Central Analítica do Departamento de Engenharia Química – UFSM, com o intuito de dinamizar o uso e gerar conhecimento.

O projeto se justifica para ampliar e aproveitar as dependências do Laboratório Central Analítica do Departamento de Engenharia Química – CADEQ, que é um setor de análises e experimentos e que pertence ao Departamento deEngenharia Química da UFSM. Seu funcionamento possui uma estrutura moderna, com equipamentos voltados a projetos de pesquisa do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - PPGEQ.

Além disso, o Laboratório atende as demandas de projetos pertencentes ao Departamento acima citados, o que é de grande importância e utilidade às mais variadas áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Ciência dos Materiais, Química, Física, Medicina, Odontologia, Ciências Rurais e as diversas Engenharias. Também, é importante ressaltar que os equipamentos podem ser utilizados sempre que haja necessidade para obter a caracterização de um material.

Os equipamentos disponíveis atualmente e que integram as análises desenvolvidas nesta Central são descritos como:
- Espetrômetro de Infravermelho com transformada de Fourier;
- Espectrofotômetro UV-VIS;
- Difração de Raios X de pó;
- Espetrômetro de Absorção Atômica;
- Analisador de Área Superficial e Porosidade;
- Micro-ondas Reacional
- Microscópio Metalográfico;

Foto 1 - TAE Mariana Bassaco - química, explica como funcionam os equipamentos do CADEQ.
Foto 2 -  Espectrofotômetro de absorção atômica e UV visível.
Foto 3 -  Reator de micro-ondas.
Foto 4 -  Microscópio metalográfico.

Tendo em vista a grande flexibilidade de aplicações e funcionalidades dos equipamentos, o Departamento vem recebendo uma grande demanda para que estes equipamentos sejam utilizados, tanto por parte de pesquisadores de áreas diversas da UFSM, como de outras universidades, e, também empresas.

O que segundo a servidora Mariana possibilita o custeio dos próprios equipamentos a médio e longo prazo, já que, este é um projeto de prestação de serviço, que gerará de certa forma, um recurso que custeará o laboratório. Ressaltando que por serem equipamentos de valor bastante elevado, e em operação freqüente, sua manutenção envolve também custos diretos e indiretos, assim como, o dispêndio de tempo e pessoal especializado tanto na operação como na manutenção destes equipamentos.
Sendo assim, sua disponibilização para uso dos interessados precisa estar vinculada a uma forma legal de pagamento, como por exemplo, um projeto de prestação de serviços, explica a coordenadora Mariana.

A coordenadora enfatiza a importância da FATEC que atua como um elo entre a UFSM e o público interessado, no trabalho de cooperação estando ligado às diversas análises ofertadas, permitindo a agilidade no gerenciamento dos recursos obtidos o que é de valor fundamental ao desenvolvimento do projeto, explica ela.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC