Projeto de EXTENSÃO TECNOLÓGICA do Centro de Tecnologia - CT - UFSM.

quarta, 25 de outubro de 2017.

Professor Carlos Félix e alunos na divulgação de projetos.

Projeto de EXTENSÃO TECNOLÓGICA do Centro de Tecnologia - CT - UFSM desenvolve PROJETOS, PROPOSTAS E CONCEPÇÕES DE ENGENHARIA DE TRÁFEGO E MOBILIDADE URBANA, associado às práticas de conscientização e educação para o trânsito, especialmente voltado para a segurança dos pedestres.
O projeto “GEMOB – Grupo de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Mobilidade – Programa de Desenvolvimento de Estudos, Extensão Tecnológica Projeto nas Áreas de Transporte, Sistema Viário e de Circulação, Trânsito e Mobilidade Urbana” é coordenado pelo professor Dr. Eng. Carlos José Antônio Kümmel Félix, do Departamento de Transportes da Universidade Federal de Santa Maria, juntamente com seus alunos do Curso de Engenharia Civil, também com a participação de alunos de outros cursos.

O coordenador salienta a oportunidade de desenvolver esses projetos com a participação e colaboração dos acadêmicos. Participam, desde o início das atividades do grupo, mais de 25 alunos da Engenharia Civil. O importante é a participação e o aprendizado! O GeMob constitui-se em uma oportunidade de aliar a teoria e a prática em trabalhos significativos para a sociedade, com concepções que oferecem mais segurança e conforto às comunidades, tanto no Campus da Universidade como nos mais diversos pontos da cidade de Santa Maria e outras cidades, onde as técnicas são aplicadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. É importante lembrar que, por meio dos trabalhos do GeMob, também se constrói cidadania e conscientização de um trânsito mais consciente, colaborativo e pacífico entre pedestres e condutores, consolidando a cultura de segurança para o trânsito, difundindo informações técnicas e pesquisas e no desenvolvimento de ações permanentes, realização e participações em congressos, seminários e outros eventos, programas de rádio e televisão, bem como reportagens jornalísticas.

A importância do projeto se deve pela crescente necessidade de estudos, pesquisas, e extensão tecnológica na organização nos sistemas de transporte, circulação viária, educação para o trânsito e mobilidade urbana. Nesse sentido, os objetivos do projeto são alcançados através de participação, elaboração, organização de eventos, cursos, treinamentos, palestras, estudos, pesquisas e análises, produção de conhecimentos, elaboração, acompanhamento e fiscalização de projetos e planos nas áreas de especialidade. Atendendo, pelos trabalhos realizados, a empresas públicas, privadas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos federais, estaduais e municipais na área de Engenharia de Tráfego, Transportes, Sistema Viário e de Circulação, Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana.

Para saber mais

São também de grande importância outros projetos desenvolvidos, como colaboração em levantamentos, consultorias e assessorias.

Projeto das bicicletas no Campus.

As pesquisas e atividades, sob a coordenação do professor Carlos Félix no Grupo de Estudo em Mobilidade – GeMob, do Departamento de Transportes do Centro Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, são:

1. Projeto BikeUFSM – projeto inicial do grupo, com um diagnóstico do uso e dos estacionamento das bicicletas. Principalmente pela implantação de uma ciclovia, na avenida de acesso ao campus e sua continuidade, pista multiuso, dentro do campus. O projeto concebe um sistema de compartilhamento de bicicletas e de “paraciclos”,dentro do campus, atendendo a comunidade acadêmica;

2. Projeto da Avenida Roraima – o coordenador e seus alunos pesquisam o fluxo e a circulação de veículos e pedestres, buscando organização da circulação, locais e instalações de paradas de ônibus e faixas de pedestres, gerando mais segurança e melhor conforto aos estudantes e a comunidade;

3. Projeto Travessia Segura, Calçadão de Santa Maria – o professor coordena o trabalho de conclusão de curso TCC de um aluno que investiga a trafegabilidade de pessoas e veículos na interseção da Rua Dr. Bozzano e Floriano Peixoto, 2ª quadra da Bozzano, que tem como objetivo trazer segurança, comodidade e melhorias estéticas ao local. Esse projeto tem o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria;

4. Projeto 4º BLOG – pesquisa, com o apoio do Exército, com mais de 700 condutores de motocicletas, militares do 6º BIB, investigando e diagnosticando os principais fatores, relativos às questões de perfil de comportamento, estresse e fatores predominantes e suscetíveis a acidentes de trânsito;

5. Projeto Ônibus Intracampi - levantamento dos fluxos do ônibus intracampus, Via UFSM, observando o uso, horários, lotações, rotas, etc. Colaborando com possíveis soluções para esse sistema de transporte circular muito importante, dentro do Campus da UFSM;

6. Projeto Carona - proposta (em desenvolvimento) de um aplicativo para facilitar a disponibilidade de carona, principalmente para os estudantes, em forma de agendamento. Contribuindo, também, para diminuir a circulação de veículos privados na região da UFSM. Este projeto teve inspiração e parceria com a Universidade de Brasília – UnB.

O coordenador comenta a importância da FATEC para o desenvolvimento do projeto: “A Fatec atua apoiando e auxiliando, com competência, os pesquisadores e acadêmicos na viabilização do projeto, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão tecnológica de nossos estudos que tem como principal propósito colaborar com a formação dos acadêmicos e, da mesma forma, contribuir com a sociedade”, reitera o professor Carlos Félix.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC