Projeto do CT através do desenvolvimento da engenharia geotécnica busca melhorar a vida das pessoas

segunda, 20 de maio de 2019.

Projeto do CT através do desenvolvimento da engenharia geotécnica busca melhorar a vida das pessoas

O projeto “Pesquisa, extensão e prestação de serviços em engenharia geotécnica” está sob a coordenação do engenheiro civil, professor Dr. Rinaldo José Barbosa Pinheiro, do Departamento de Transportes da UFSM. O projeto tem como objetivo desenvolver a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços em engenharia geotécnica e a transferência de tecnologia às empresas, indústrias, órgãos municipais, estaduais e federais na área de solos, rochas, pavimentação e meio ambiente.

Controle tecnológico de solo no aterro sanitário de Minas do Leão-RS.(Esquerda) - Laudo técnico escorregamento de margem - Reservatório de Itá-SC.(Direita)

Outro objetivo do projeto será alcançado através do estímulo a campanhas de ensaios, controle tecnológico, cursos de extensão, acompanhamento e fiscalização de obras de engenharia, obras como: pavimentos urbanos e rodoviários, aterros rodoviários, aterros sanitários, barragens de terra, e etc.

A pesquisa prevê uma interação com setores da sociedade que visem o aprimoramento do conhecimento utilizado, o intercâmbio dos diversos setores associados à engenharia, resultado no avanço do desenvolvimento institucional, cientifica e tecnológico do Laboratório de Materiais de Construção Civil - LMCC, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PPGEC e Centro de Tecnologia - CT da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Com os recursos captados nas atividades de extensão e prestação de serviços busca-se também, conforme a lei 8958/94 auxiliar as pesquisas de mestrado e doutorado dos alunos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PPGEC sob orientação do coordenador do projeto.

Estes alunos/pesquisadores exercerão atividades de:

a) elaboração do banco de dados de solos e agregados (pedreiras) para uso em pavimentação;
b) estudos de resistência e deformabilidade de solos e agregados para uso em pavimentação,
c) estudos de erodibilidade de solos no estado do RS;
d) avaliação do comportamento mecânico de resíduos sólidos urbanos.

Laudo técnico sobre escavações na ampliação de Usina de Candiota-RS (Esquerda) -  Prova de carga sobre acesso ao Parque Eólico de Cerro Chato - Santana do Livramento-RS (Direita)

O intuito do projeto é também, uma qualificação do ensino prático e experimental, suprindo os alunos de graduação e pós-graduação com subsídios técnicos visando o desenvolvimento experimental e teórico em atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços.

Para o coordenador professor Rinaldo a participação da FATEC no desenvolvimento do estudo se dá com o apoio administrativo nas parcerias com as entidades públicas e privadas que buscam o desenvolvimento de atividades de extensão, pesquisa e ensino.

Kelly Martini – MTB 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC