Programa de Aplicação de Testes de Proficiência em Línguas Estrangeiras na UFSM

segunda, 05 de agosto de 2019.

Bom dia !
Com este projeto coordenado pela TAE Amy Graham Lee - Letras - Inglês/ Espanhol,
tem-se como um dos objetivos,
tornar o Centro de Aplicação de Testes referência na aplicação de testes
em línguas estrangeiras internacionalmente exigidas para a participação em modalidades internacionais.
Congratulações à TAE Amy e todos envolvidos nesse projeto.
Esta matéria pode ser vista também
no facebook:
https://www.facebook.com/FATECSM/
Uma boa semana a todos
Adalberto Meller - Secret.Exec.da FATEC

Projeto da SAI aplica testes de línguas estrangeiras que possibilita alunos e servidores expandirem suas experiências internacionais

O projeto “Programa de Aplicação de Testes de Proficiência em Línguas Estrangeiras na UFSM” é desenvolvido e coordenado pela Técnica Administrativa em Educação – TAE, Amy Graham Lee - Letras - Inglês/ Espanhol. A tradutora salienta que o objetivo do projeto é tornar o Centro de Aplicação de Testes referência na aplicação de testes em línguas estrangeiras internacionalmente exigidas para a participação em modalidades internacionais.

O projeto se justifica por estar inserido na Secretaria de Apoio Internacional – SAI junto à Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSM e vinculada ao gabinete do reitor, e que, tem como função desenvolver e colaborar com ações que fomentem a internacionalização na UFSM, favorecendo o intercâmbio de pesquisadores, servidores e alunos possibilitando a realização de estudos no exterior, enriquecendo e aprimorando as pesquisas em diversas áreas do conhecimento.
 

Amy realizando a aplicação de teste com aluno

A coordenadora Amy conta que a UFSM até o momento possui mais de 140 parcerias - entre convênios e acordos, com universidades estrangeiras e o acelerado processo de internacionalização deve proporcionar que se firmem muitas outras nos próximos anos. Ela explica que para o aluno ou servidor ser aceito em uma universidade estrangeira, muitas vezes é necessário apresentar a proficiência em língua estrangeira. Atualmente a UFSM realiza a aplicação do TOEFL IBT – Teste of English as a Foreign Language, um dos testes com maior alcance internacional, sendo frequentemente aceito até em países cuja língua não seja o inglês, e pela Capes para seleção de candidatos a bolsas de mestrado e doutorado. A TAE Amy explica que atualmente os testes são realizados no NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM com prévio agendamento e pagamento. A coordenadora comenta que a comunidade em geral pode fazer suas solicitações para aplicação de outros tipos de testes de proficiência para que seja avaliado a possibilidade de realização no futuro, lembrando que para fazer o teste TOEFL ITP é gratuito.

A coordenadora Amy ressalta que havendo aumento na demanda das solicitações na realização de testes o projeto prevê expansão para outros testes e idiomas. Para Amy a parceria com a FATEC auxilia no gerenciamento financeiro o que é essencial para continuar oferecendo o TOEFL IBT na UFSM e expandir a oferta, incluindo a outros tipos de testes que serão muito importantes para a comunidade. Além disso, em tempos de crise financeira esse projeto é uma fonte de renda para a UFSM. Então, é uma iniciativa com duplo benefício, contribuindo para a qualidade dos serviços e ao mesmo tempo em que arrecada fundos para a instituição, ressalta a coordenadora.
Kelly Martini – MTb 137.25    
Assessora de Imprensa da FATEC