FATEC - Departamento de Estomatologia da UFSM - FATEC oportuniza a comunidade mais motivos para sorrir

Departamento de Estomatologia da UFSM - FATEC oportuniza a comunidade mais motivos para sorrir

Postado em 10/03/2015.

O professor e chefe do Departamento de Estomatologia, o Cirurgião Dentista do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, conta como atende cerca de três mil pacientes da cidade e região a cada semestre, contribuindo para que pacientes possam ter além de saúde, melhora na autoestima e bons motivos para sorrir. Os atendimentos ocorrem em pacientes que veem atraídos pelo baixo custo dos procedimentos, e na oportunidade que o projeto proporciona, que há mais de 10 anos se desenvolve e se transforma: mudando a vida de pessoas dando-lhes motivos para viver com segurança e saúde bucal. A importância do projeto salienta o professor Blaya é iniciar uma mudança de mentalidade nas pessoas antes mesmo de serem pacientes, que começa com a prevenção, com os cuidados diários, na escovação e no autoexame, práticas muito importantes para ter e manter a saúde bucal.

A prevenção ocorre na primeira fase da infância, nos bebês, no surgimento da primeira dentição e que deve seguir pela adolescência e idade adulta, por toda a vida. “O certo é cuidar da saúde e não da doença, tratar através da manutenção, ensinar os cuidados corretos, para ter e manter a saúde que começa na boca” enfatiza o professor Blaya.

Sobre pesquisas e novas tecnologias, nos últimos anos, no Brasil, nos encontros e simpósios relacionados à saúde bucal, o professor comenta que além da busca pela saúde e estética, a pesquisa vai além, observa que as pessoas têm se preocupado mais com a saúde dos dentes, com a alimentação, e a melhora direta na vida desses pacientes, com boa mastigação, sem dor, mais beleza ao sorrir, mais cidadãos utilizando parelho ortodôntico e tendo acesso a práticas odontológicas com maior frequência.

O professor enfatiza que não se gasta muito para ter uma saúde ideal, é preciso apenas uma escova macia que não agrida a gengiva ou arranhe o dente, um creme dental não muito abrasivo, para não danificar o esmalte e um fio dental para complementar a ação de limpeza. A escovação deve ser frequente, após as refeições, pelo menos as principais e uma visita pelo menos duas vezes ao ano ao dentista.

O projeto curso de Odontologia da UFSM – FATEC que se intitula Promovendo Qualidade de Saúde Bucal a Comunidade de Santa Maria e Região, se renova a cada dois anos, com uma nova visão e energia, porque são revistas as ações das diversas clínicas do curso de Odontologia e porque cada paciente inspira um atendimento diferenciado, bem individual. O tratamento que começa na boca, pode prevenir ou até diagnosticar outras doenças que podem ser graves se não forem monitoradas no tempo certo, doenças como o câncer bucal, a perda de cabelos (alopecia), dores de ouvido, torcicolo, ombros, mal dormir, feridas que devem ser supervisionadas, quando ocorrem e ultrapassam duas semanas é preciso buscar a supervisão de um especialista.

O professor Blaya explica que a taxa mínima de manutenção das práticas odontológicas nas diferentes fases do tratamento, são cobradas para auxiliar na compra de materiais utilizados nos procedimentos, que são revertidos aos próprios pacientes que pagam por taxas reduzidas e até mesmo os que por ventura não possam arcar com o mínimo, que não é obrigatório.

O Departamento de Estomatologia da UFSM que é o maior departamento da instituição e o curso de Odontologia conta com o apoio de 35 professores especialistas, 21 funcionários, 25 alunos em desenvolvimento de mestrado e 17 de doutorado construindo novas ações e novas práticas na vida de quem tanto precisa, e muitas vezes não dispõe de oportunidade e recursos para melhorar a saúde dos dentes que é tão importante.

O professor Walter Blaya Perez coordenador do projeto que tanto vem auxiliando e contribuindo na melhoria da vida destes pacientes, destaca que o Departamento de Estomatologia, bem como o curso de Odontologia espera contar com a colaboração da UFSM para receber auxílio e incentivo para os próximos eventos de intercâmbio educacional, viagens e apresentação de simpósios e trabalhos de pesquisa.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin