FATEC - Colégio Politécnico da UFSM tem projeto EAD executado pela FATEC

Colégio Politécnico da UFSM tem projeto EAD executado pela FATEC

Postado em 01/04/2015.

O Colégio Politécnico é uma unidade da Universidade Federal de Santa Maria, e foi criado pelo Decreto de Lei Federal 3664 de 24 de janeiro de 1961. Inicialmente recebeu o nome de Escola Agrotécnica de Santa Maria e era subordinado à Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinária do Ministério da Agricultura. Em 25 de janeiro de 1968, através do Decreto 62.178 é transferido à UFSM e recebendo o nome de Colégio Agrícola de Santa Maria, que permaneceu com este nome até 2006, quando a resolução 001/2006 do Conselho Universitário passou a denominar Colégio Politécnico da UFSM.

Atualmente o Colégio Politécnico está sob a direção do prof. Valmir Aita. O Politécnico possui os cursos de Ensino Médio e os cursos Técnicos em Administração (noite), Alimentos (manhã), Agropecuária (manhã e tarde), Contabilidade (noite), Geoprocessamento (noite), Informática (tarde e noite), Meio Ambiente (noite), Paisagismos (manhã), Secretariado (noite).

Na Graduação, os cursos são de Geoprocessamento (manhã), Gestão de Cooperativas (noite) e Sistemas para Internet (tarde). É oferecido também, o Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão.

O diretor explica que em 2014 foram criados três cursos Técnicos; Cooperativismo, Fruticultura e Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade EAD – Ensino à Distância. Fruticultura no Polo de São João do Polêsine e Agudo, Cooperativismo em São João do Polêsine e Cruz Alta e Manutenção e Suporte em Informática em São Sepé e Faxinal do Soturno.

Para o funcionamento dos cursos EAD, é fundamental a participação da FATEC, relata o diretor, pela agilidade e eficiência nos trâmites que envolvem recursos financeiros. Também ressaltou a parceria com o núcleo do EAD do CTISM que tem proporcionado todo o apoio no desenvolvimento das atividades.

Nas perspectivas para o futuro estão os cursos Técnicos em Zootecnia na modalidade EAD, e os cursos Técnicos Presenciais em Farmácia e Enfermagem. Segundo o diretor, os novos cursos estão sendo propostos para atender a demanda da sociedade. Na área da saúde, por exemplo, não existem cursos técnicos gratuitos para a população e Santa Maria é um Polo de referência que se destaca pela busca por profissionais capacitados neste segmento.

Os alunos com interesse em ingressar no Colégio Politécnico devem ficar atentos à seleção que ocorre geralmente entre os meses de novembro e dezembro para o Ensino Médio e cursos Técnicos. Para ingressar nos cursos de Graduação do Colégio Politécnico da UFSM é preciso participar do processo seletivo junto com os alunos da Universidade Federal de Santa Maria, através do vestibular.

O Colégio Politécnico da UFSM possui atualmente 111 anos alunos matriculados no Ensino Médio, 1152 alunos nos cursos Técnicos Presenciais e à Distância, 345 alunos na Graduação e 36 alunos no Mestrado. O diretor salienta ainda, o cuidado com a infraestrutura do Colégio, que conta com o apoio dos professores e laboratórios que cada curso possui. O diferencial fica a cargo da formação dos profissionais e a busca por eles, as empresas requerem a capacitação para o mercado de trabalho, o que o Politécnico pode promover diretamente através dos alunos que passam pelo aprendizado que se torna referencial na cidade e região.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin