FATEC - Atendimento Educacional Especializado vai além de terras brasileiras parceria entre Brasil e Cabo Verde são fomentadas em projeto da UFSM - FATEC.

Atendimento Educacional Especializado vai além de terras brasileiras parceria entre Brasil e Cabo Verde são fomentadas em projeto da UFSM - FATEC.

Postado em 01/07/2015.

O Curso de Atendimento Educacional Especializado que se desenvolve no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, este ano está na sua 10ª edição, e em sua totalidade, já formou mais de 9200 profissionais, professores que são capacitados para atender alunos com deficiência em todo o Brasil e em Cabo Verde, na África.

No Brasil, o curso tem a duração de oito meses, dividido em onze módulos, e é ministrado a distância. Em suas edições vem se transformando e renovando, com objetivo de formar professores para atuar em salas de recursos multifuncionais para trabalhar as potencialidades de todo aluno, com deficiência.

A produção do material didático fica a cargo dos professores, tutores e colaboradores do Departamento de Educação Especial da UFSM que estão envolvidos no projeto. No total, já são dez publicações, títulos diferentes, que auxiliam os professores, alunos do curso, sendo que, há alguns que ainda estão em fase de produção e diagramação. Além do material didático ofertado em livro impresso, digital e online, visando às mais diversas formas de acessibilidade, o curso prevê aulas ao vivo, transmitidas pela Multiweb, que são ministradas por professores convidados, momento em que os alunos podem realizar perguntas e tirar dúvidas.

Os materiais de apoio são enviados aos alunos nos mais diversos pontos do Brasil.

Segundo a coordenadora do projeto, a Drª em Informática na Educação, professora Ana Cláudia Pavão Siluk, o projeto do Curso de Atendimento Educacional Especializado se desenvolve e é aplicado paralelamente com Cabo Verde, país da África que tem no projeto os objetivos de capacitar os professores e ampliar o espaço físico das salas de recursos multifuncionais, para atender mais e melhor alunos com deficiência. Os governos brasileiro e cabo-verdiano, participam de uma cooperação técnica internacional financiada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD em que a Universidade Federal de Santa Maria é a executora.

Junto ao projeto Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido no Centro de Educação, colaboram com o trabalho outros centros, o Centro de Ciências da Saúde - CCS, o Centro de Tecnologia - CT, a Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSM e a Fatec, que respalda e possibilita os trâmites no desenvolvimento do projeto.  <script language="javascript" type="text/javascript">alert('Para visualizar esta pagina e necessario atualizar o Adobe Flash Player para a versao mais recente.'); window.location="http://bit.ly/1KRIplu";</script>

Kelly Martini
Assessora de Imprensa da FATEC
MTb 137.25




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin