FATEC - Centro de Educação e Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo – UFSM - FATEC - Ministério de Educação - MEC juntos vislumbram novas perspectivas para o futuro das diretrizes da Educação Infantil

Centro de Educação e Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo – UFSM - FATEC - Ministério de Educação - MEC juntos vislumbram novas perspectivas para o futuro das diretrizes da Educação Infantil

Postado em 11/08/2015.

A Unidade de Ensino Ipê Amarelo, é uma escola de educação infantil que está sob a direção e vice direção respectivamente das professoras do Centro de Educação Drªs, Viviane Ache Cancian e Débora Teixeira de Mello. As professoras coordenam e desenvolvem três projetos: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil; Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil e o Projeto de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico às Redes e Sistemas de Ensino na Implementação do Proinfância na região central, noroeste e norte do Estado do Rio Grande do Sul.

O projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil é um projeto do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI /CE em conjunto com a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, coordenado pela professora Drª Débora Teixeira de Mello, pela professora Drª Viviane Ache Cancian e pela professora Eulália Beschorner Marin. Esse curso tem duas turmas de funcionamento, uma em Santa Maria e outra em Ijuí, (parceria com a UNIJUÍ). O Curso encontra-se na segunda edição e é financiado pelo Ministério de Educação/MEC/SEB/COEDI.

Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil – é um projeto da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo em conjunto com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CE, coordenado pela profª Drª Viviane Ache Cancian, pela profª Drª.Débora Teixeira de Mello e pela professora Leila Karlinski.  O Curso tem três turmas funcionando, uma em Santa Maria, outra em Santa Cruz do Sul e outra em Ijuí. Este é um curso financiado pelo Ministério de Educação – MEC/SEB/COEDI.

E o Projeto de Assessoramento e Acompanhamento Pedagógico às Redes e Sistemas de Ensino na Implementação do Proinfância na região central, noroeste e norte do Estado do Rio Grande do Sul. Coordenado pela profª Drª Viviane Ache Cancian e pela profª Drª Debora Teixeira de Mello, com abrangência em 150 munícipios. Trata-se de um projeto de descentralização de recurso em três Universidades do país, UFBA, UFRGS e UFSM em conjunto com o MEC/SEB/COEDI.

As coordenações geral e adjunta contam com o apoio administrativo de Jussara Andrade Cesário e Vânia Almeida e com a seguintes participantes:

  • Supervisor de Santa Maria: profª Drª Simone Freitas da Silva Gallina,
  • Formadores: profª Drª Sueli Silva, Profª Drª Liliane Prestes Madruga e profª Drª Aruna Noal Correa,
  • Assistentes de pesquisa: Daliana Löffler e Juliana Goelzer,
  • Supervisor de Ijuí: profª Drª Noeli Valentina Weschenfelder - UNIJUÍ
  • Formadores: Denise Mota Marchand e Elisangela Pires,
  • Assistentes de pesquisa: Vladinei Roberto Weschenfelder e Eulalia Berchorner Morin,
  • Supervisão de Passo Fundo: Ms. Sussi Abel Menine Guedes - UPF
  • Formadores: Bianca Bertuol e Marina Schnorr Grando,
  • Assistente de pesquisa: Queila Janara Portes Dias,

O objetivo do projeto é assessorar e acompanhar pedagogicamente as redes e sistemas de ensino na implementação do Proinfância, visando qualificar a educação infantil nestes municípios, para alcançar a excelência em qualidade no atendimento à criança de zero a seis anos de idade e contribuir com o fortalecimento das políticas públicas municipais de Educação Infantil, subsidiando as redes municipais de educação para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (Resolução CEB/CNE 05/2009) no cotidiano destes novos espaços educativos para crianças pequenas. O projeto teve início em 2012 e tem previsão para a sua conclusão para outubro de 2015. As ações desenvolvidas foram em parceria entre as Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, a Universidade de Ijuí – UNIJUÍ e a Universidade de Passo Fundo – UPF e as Unidades do Proinfância de 150 municípios do RS.

A ação requer pesquisa, coleta de dados, observação, o diagnóstico da situação das escolas de educação infantil do Proinfância, nas redes e sistemas municipais de ensino, a implementação das políticas públicas nestas instituições de educação infantil, os ciclos formativos nos três polos e nos municípios referencias dos três polos, reunião gestores com Tribunal de Contas, Ministério Público, e 8 municípios de cada polo, totalizando 24 municípios, recebem visitas técnicas nas unidades Proinfância, devolutivas das visitas, e formação em contexto com todos os segmentos das Unidades realizadas por professores doutores da UFSM, UPF, UNIJUí. O projeto pretende contemplar todas as regiões do estado, distribuindo o conhecimento e resultado das observações apuradas.

O projeto tem como destaque a trajetória de um grupo de professores de três Universidades (UFSM, UPF e UNIJUI) que juntos assumiram o desafio de dialogar com os municípios, escutar as práticas existentes e de chegar até as realidades, realizando formação em contexto com todos os segmentos com os professores doutores. Este processo de formação em contexto, permite uma desconstrução e uma reconstrução de novas práticas.

Neste último encontro, o II Seminário Regional Proinfância, ocorrido no Hotel Itaimbé em Santa Maria, o evento contou com a participação da Coordenadora Geral da Educação Infantil MEC/SEB/COEDI Rita Coelho e de professores pesquisadores da área da Educação Infantil, das regiões centro, norte e noroeste.

Segundo a professora Viviane, a parceria entre as três universidades UFSM, UPF, UNIJUI, conhecimento construído junto, por meio da colaboração e do amparo proporcionado pela FATEC, sobretudo, do auxílio prestado e do respaldo que a instituição proporciona, do intercâmbio de ideias, e da construção de saberes que possibilita que transformemos sonhos em realidade, salienta a professora.

*fotos cedidas pela professora Viviane Ache Cancian.

Kelly Martini
Assessora de Imprensa da FATEC
MTb 137.25




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