FATEC - A FATEC em parceria com o Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, viabilizam a prestação de serviço à indústria e o reconhecimento da UFSM no Brasil diante das necessidades do setor

A FATEC em parceria com o Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, viabilizam a prestação de serviço à indústria e o reconhecimento da UFSM no Brasil diante das necessidades do setor

Postado em 28/09/2015.

Com o intuito de melhor atender a indústria e suas demandas, promovendo a melhoria dos processos, a professora Drª Rosa Cristina Prestes Dornelles do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, coordena e desenvolve, juntamente com o professor  Dr. Ernesto Hashime Kubota o projeto “Consultoria e Suporte Técnico às Indústrias Processadoras de Carne e Derivados”, com o objetivo de fornecer consultoria e suporte técnico às indústrias processadoras de carnes e derivados e prestar consultoria e suporte técnico para entidades públicas em áreas afins.

 

*Foto captada no evento realizado simultaneamente junto a Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal (FIPPA) em Curitiba (PR) durante os dias 28,29 e 30 de abril deste ano, neste evento a professora Drª Rosa Cristina Prestes Dornelles foi palestrante.

Devido a observação das demandas, a professora explica a aplicabilidade do projeto que consiste em estudar profundamente os processos na busca por soluções e alternativas aos problemas tecnológicos. Até o momento, quatro empresas alimentícias participam do projeto, sendo estas dos estados de SC, PR e SP.

No que consiste o projeto

O projeto envolve a caracterização físico-químicas, físicas e microbiológicas de produtos, consultoria técnica com visitas, treinamentos e palestras, realização de testes, levantamento de dados para definição de padrões, acompanhamento de resultados e orientação e também, a simulação de aplicações dos produtos e avaliação dos efeitos.

A necessidade do projeto vem em decorrência das empresas terem a preocupação de adequar e conhecer profundamente seus processos e ter embasamento teórico-prático e dados que possam melhorar seus rendimentos e solucionar os problemas tecnológicos inerentes à produção dos seus produtos.

Metodologia do projeto

Realizar avaliação e diagnósticos de processos e problemas de produção;

Caracterizar produtos;

Dar consultoria técnica com visitas;

Promover o treinamentos e palestras;

Realizar testes, levantamento de dados para definição de padrões, acompanhamento de resultados e orientação;

Simular de aplicações dos produtos e avaliação dos efeitos,

Dar suporte teórico-prático para solução de problemas tecnológicos,

Resultados esperados

Levantar dados e causas, avaliar os efeitos no processo e sugerir alternativas para melhoria e solução dos problemas conforme as características e demandas de cada empresa.

A professora Rosa Cristina enfatiza ainda, a importância da FATEC no amparo aos projetos que são idealizados e realizados com tanto empenho para se tornar ideal, desejo de todo pesquisador. 

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC

 




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin