FATEC - 1º SIPAT – FATEC

1º SIPAT – FATEC

Postado em 10/11/2015.

Equipe da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

A 1ª SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - regida pela Norma Reguladora 05 – CIPA, Lei 6.514, estabelece que todos os funcionários dos Projetos sob a supervisão da FATEC devem estar presentes, o evento ocorre entre os dias 9 a 13 de novembro de 2015, no Auditório do Prédio 67, das 9h às 11h30 para realizar a capacitação, que conta com o apoio da Segurança do Trabalho da instituição.

Primeiro dia – 9 de novembro  de 2015

Abertura dos trabalhos e Apresentação da CIPA

Palestra sobre a Fundação de Amparo à Tecnologia e Ciência - o Assessor Jurídico da FATEC Dr. Vitor Hugo Vianna, apresentou e ressaltou o papel da fundação o apoio e intermediação dos projetos oriundos dos diversos departamentos da Universidade Federal de Santa Maria, e, convidou todos para ir à FATEC, conhecer as ações e procedimentos seguros e confiáveis, adotados pela fundação, a reestruturação e a mudança de postura que ocorre desde 2008, para apoiar e mediar os projetos, pós Operação Rodin.

O Dr. Vitor Vianna reitera que a rigidez nas ações visam assegurar a nova administração, creditar idoneidade e integridade a todos os profissionais que compõem a equipe da FATEC e que tanto contribuem para que de forma harmônica e coesa todas as ações resultem em êxito, respaldado sempre pelo assessoramento dos setores: jurídico, contábil, compras, licitações, recursos humanos, serviços gráficos, prestação de contas e patrimônio, operação financeira de projetos, faturamento e cobrança, administrador de tecnologia da informação, administrador de sistemas, recepção, documentação, equipe de apoio, assessoria de imprensa e secretaria geral, tendo o aporte do portal de transparência, gestão de projetos, informe de rendimentos, clientes e fornecedores, sem contar que todas as informações pertinentes estão disponíveis no site (www.fatecsm.org.br).

O encontro contou com a distribuição de brindes, após, os presentes foram convidados a degustar um delicioso coffe breack.

Palestra sobre Alimentação Saudável – Nutricionista Monica Dorneles Flores Celestino, “toda dieta não faz milagre, é preciso esforço e determinação” assim a nutricionista, começou sua animada conversa com a plateia, elencando os perigos da alimentação inapropriada, os vilões da vida saudável e da balança, e salientou que todos devem fugir das dietas milagrosas ditadas pela moda.  Monica citou os refrigerantes, como muito perigosos para a saúde. Em seguida os embutidos, os doces, o sedentarismo, a alimentação rápida e desregrada, tudo isso, pode resultar em quilinhos a mais e futuras doenças que, se não tratadas, poderão ocasionar por exemplo em hipertensão arterial e diabetes, doenças citadas pelo Ministério da Saúde como causadoras de morte no Brasil, que resultam por obesidade.

Monica deixou dicas importantes para quem deseja alimentar-se bem e de forma econômica, já que, muitos alimentos ofertados nas prateleiras dos supermercados, são caros e grandes aliados do ganho de peso, são estes: biscoitos, chocolates, alimentos processados, salgadinhos, fast food, e outros.

O melhor de tudo,  segundo ela é reservar um tempo para escolher melhor o que a pessoa vai comer,

- a prática de esporte que começa com uma simples caminhada,

- beber água, abolir o refrigerante, que contém muitos açúcares, os diets tem muito sódio, os chás, sucos e o chimarrão não substituem a água, que deve ser levada numa garrafinha, para que os esquecidos lembrem de ingerí-la, a todo momento,

- ingerir cereiais, frutas e verduras in natura, sem processos químicos para o melhor aproveitamento das fibras e vitaminas,e 

- comer consciente, sem exagero, e, de vez em quando, um docinho não mata ninguém, comenta ela, com muito humor, "o exagero, sim é um prejuízo para a saúde"

Kelly Martini

MTb. 137.25

Assessoria de Imprensa da FATEC

 




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin