FATEC - Projeto do CCS - UFSM busca preparar a sociedade para lidar com a problematização das drogas

Projeto do CCS - UFSM busca preparar a sociedade para lidar com a problematização das drogas

Postado em 18/02/2016.

Sob a coordenação da Drª Marlene Gomes Terra, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - USFM o Projeto do Centro Regional de Referência de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas - CRR - UFSM  tem como objetivo geral: ofertar cursos formativos adequados, em seus conteúdos e métodos de aprendizagem, à realidade do Município de Santa Maria e Região de Saúde de Verdes Campos (4ª Coordenadoria Regional de Saúde), continuando com a parceria da gestão das Secretarias de Saúde e Educação do Município e Estado, bem como a Coordenaria Regional de Educação visando à formação de profissionais em políticas sobre drogas das redes locais para lidar com as diversas situações que provêm do uso abusivo de álcool e drogas, bem como em distintas condições em sociedade.

Legenda 1: Caminhada pela Vida - 1ª Caminhada em Saúde Mental - participação da CCR, COMEn e Mnistério Público e usuários de Santa Maria - RS.

Foi a partir do Edital de 08/2014 da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas/Ministério da Justiça (SENAD/MJ), Ministério Público, Secretaria de Saúde do Município, 8ª Coordenadoria de Educação e Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEn), no qual a professora Marlene é Coordenadora se iniciou o projeto e, desde então, só tem colhido bons frutos. A meta é que em um ano se possa atender a demanda da Região Verdes Campos, que abrange a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (composta por 27 municípios).

No Brasil há 55 Centros Regionais de Referências os quais estão locados em Universidades Federais de Ensino sendo que destes cinco estão no estado do Rio Grande do Sul (UFRGS, UFCSPA, FURG, UFPel e UFSM). A iniciativa busca capacitar profissionais da Atenção Básica, profissionais da Rede SUS/SUAS, professores do ensino fundamental e médio do município de Santa Maria, bem como da Segurança (Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Agentes Socioeducativos do CASE, Guarda Municipal). Para tanto, serão ofertados cursos para promover a formulação e a integração de ações de formação dos distintos atores de saúde locais e regionais. Cada curso possui um desenho próprio, uma realidade muito distinta de outras regiões, por isso, cada uma é tratada e trabalhada conforme a sua demanda.

A professora ressalta os parceiros do projeto: Secretarias de Educação do Município, Coordenadoria Regional de Educação, Ministério Público, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria de Saúde do Município de Santa Maria e Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEn). A coordenadora observa ainda que, sem o apoio das diversas instituições e profissionais parceiros o projeto não teria o mesmo fôlego, o que é de fundamental importância para a obtenção de sucesso.

Legenda 2: Curso Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve (IB) - Participação da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Brigada Militar no CCS - UFSM

Colaboradores do projeto 

Legenda 3: Equipe de Trabalho do CRR/UFSM - Coordenadora e Vice do CR, Professores, Reitor e Participantes do curso

Docentes do Departamento de Enfermagem e da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Centro de Ciências da Saúde, Profissionais do Hospital Universitário de Santa Maria (enfermeira e psicólogo) e dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e drogas da Secretaria de Saúde do Município de Santa Maria (enfermeira, fisioterapeuta, serviço social e psicóloga), Graduandos, Mestrandos e Doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM e da FURG, Residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental da UFSM, Psicólogo Assessor de Assuntos Estratégicos do Gabinete do Reitor. Todos membros do Grupo de Pesquisa “Cuidados à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS) na linha de pesquisa Saúde Mental.

Legenda 4: Participantes e professores do III Curso de Atualização Sobre Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve, realizado no CCS - UFSM.

A agenda de Cursos

Primeiro Curso – Capacitação para atenção a usuário de drogas e implementação das políticas públicas de saúde.

Público Alvo: Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas, Odontólogos, Educadores Físicos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais e Pedagogos.

Número de participantes: 50 profissionais

Previsão de início: 1º de abril de 2016

Segundo Curso - Capacitação para atenção e encaminhamento de jovens usuário de drogas e seus familiares no contexto escolar.

Público Alvo: Professores do Ensino Fundamental das Escolas do Município de Santa Maria

Número de participantes: 50 profissionais

Previsão de início: 15 de maio de 2016

Terceiro Curso - Capacitação para atenção e encaminhamento de usuários de drogas e implementação das políticas públicas de saúde no contexto dos servidores de segurança pública.

Público Alvo: Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Federal, Brigada Militar, Agentes Sócio Educativo

Número de participantes: 50 profissionais

Previsão de início: 12 de agosto de 2016

Ainda, será realizado um Seminário Internacional de Políticas Públicas e Descriminalização entre os dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016, no Centro de Tecnologia CT - da UFSM. O evento busca traçar estratégias de intervenção aos usuários de drogas e as discussões contarão com a presença de outros órgãos de Saúde, Educação e Segurança do Uruguai e da Argentina, sem custo para os participantes. O evento contará com o apoio da SENAD/MJ, CCS, Gabinete do Reitor e Pró-Reitoria de Extensão, bem como de todos os colaboradores inseridos no Projeto.

Legenda 5: Capacitação de docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire e Escola Estadual de Ensino Fundamental Humberto Campos para aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve junto à comunidade escolar, realizado no CCS - UFSM.

Segundo a professora Marlene, o projeto pretende capacitar e fomentar pesquisas e extensão, bem como apresentação de trabalhos e seminários em eventos de âmbito nacional, o que já vem acontecendo. “É importante salientar que tem sido de grande valia o apoio recebido de todos os profissionais, órgãos e instituições (ensino, saúde e segurança) Além disto, em especial da: Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Extensão, do Departamento de Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Residência Multiprofissional Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, bem como, da intermediadora FATEC que torna possível a viabilização do projeto.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin