FATEC - Projeto do PPGEE desenvolve regulador de tensão e transfere tecnologia e reconhecimento a UFSM

Projeto do PPGEE desenvolve regulador de tensão e transfere tecnologia e reconhecimento a UFSM

Postado em 16/03/2016.

Um novo projeto iniciado em 5 de janeiro de 2016 com previsão de duração para 30 meses terá como objetivo o desenvolvimento de “Controle Dinâmico Inteligente para Reguladores de Tensão e Sistemas Supervisórios CDI – RT em Ambiente Smart Grid”. O projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação é coordenado pela professora Drª Luciane Canha, juntamente com uma equipe de pesquisadores do Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência vinculados ao PPGEE/UFSM. 

O termo firmado conta com a cooperação da CEEE- D, Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência – FATEC – UFSM e TAP Eletro Sistemas Ltda, que auxiliará no desenvolvimento do protótipo cabeça de série do Regulador de Tensão.

O que é o Regulador de Tensão

É um aparelho que serve para manter os níveis de tensão dentro dos limites estabelecidos pelo órgão regulador. Os sistemas de distribuição estão frequentemente sujeitos a distúrbios de tensão devido às variações nas cargas e gerações intermitentes como, por exemplo, a energia eólica e solar presentes atualmente nas redes elétricas. Tais equipamentos podem estar presente em número significativo nas redes de distribuição e sua operação afeta os níveis de tensão a partir do ponto de instalação fazendo com que seja importante a participação de um sistema supervisório que possibilite o controle global de todos os reguladores de forma a coordenar em suas operações individuais com os objetivos globais do sistema.

A partir da instalação do “Controle Dinâmico Inteligente” ocorrerá a alteração automática nos níveis de tensão visando uma atuação rápida e evitando discrepâncias que conduzam a violações nos níveis de tensão nos diversos pontos dos sistemas de distribuição. Todo o processo se dará com base nas normas exigidas pela ANEEL - PRODIST módulo 8.

O projeto de P&D “Uso eficiente do potencial inovador das redes inteligentes de energia (smart grid) na melhoria do gerenciamento da qualidade da energia elétrica em sistemas de distribuição” - CONTRATO N.º CEEE-D/9945194 já concluído possibilitou o pedido de duas patentes relacionadas ao controle global e local de reguladores de tensão, ou seja, solicitada o registro das mesmas para a propriedade da UFSM e a CEEE-D.

O desenvolvimento destes controles, instalação em reguladores de tensão e a realização de testes de performance em laboratório e na rede elétrica da CEEE-D serão desenvolvidos neste projeto iniciado em 5 de janeiro deste ano. Com isto espera-se o desenvolvimento de um protótipo cabeça de série de um regulador de tensão inteligente. Destaca-se que este produto não existe no mercado e será pioneiro como equipamento para controle de tensão considerando a operação em redes elétricas inteligentes.

Para mais este desafio o projeto conta com a participação e a cooperação da professora Drª Algenira Abaide, o professor Rafael Milbrad do Colégio Politécnico, o Engenheiro Eletricista Luís Fernando Martins do Centro de Tecnologia da UFSM, o doutorando do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Elétrica - PPGEE Tiago Rizzatti, um mestrando a ser definido e dois alunos da graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFSM, e ainda, o professor Dr. da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Paulo Ricardo Pereira.

Com certeza mais este intento não teria a mesma ressonância sem o auxílio e o amparo que a FATEC proporciona a todos os projetos que são veiculados a UFSM.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC 




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin