FATEC - Inspeção da CIPA – FATEC

Inspeção da CIPA – FATEC

Postado em 24/03/2016.

As primeiras visitas de inspeção da CIPA – FATEC, Gestão 2016/2017, ocorreram no dia 17 de março e foram realizadas pela Técnica em Segurança do Trabalho e presidente da CIPA-Gestão2016/2017, Maria Cristina Bertagnolli e pela vice-presidente Kelly Martini. Dessa forma quatro laboratórios da UFSM, que possuem projetos em parceria com a FATEC, foram visitados pela comissão.

O objetivo da visita de inspeção é de orientar os funcionário e profissionais sobre medidas de segurança, proteção e melhor condução das atividades diárias e na prevenção de doenças ocasionadas pelo trabalho. Os laboratórios visitados na ocasião foram:

LAMIC – Laboratório de Análises Micotoxicológicas

Coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Augusto Mallman
Supervisor Analítico e Desenvolvimento Científico – Prof. Dr. Paulo Dilkin
Assessora Administrativa – Contadora Dima Quatrin

O laboratório atende as indústrias alimentícias de todo o Brasil, o que garante a qualidade dos alimentos que são consumidos no país. São realizados cerca de 30% das análises de segurança e prevenção dos alimentos do país, através do envio de amostras processadas sob rigoroso controle e critério de qualidade, o que confere confiabilidade nas certificações do LAMIC que possui selo de qualidade e é reconhecido em todo o Brasil.

LAS - Laboratório de Análises de Solos

Coordenado pelo Prof. Dr. Sandro Giacomini 
Supervisor Darines Britzke

O laboratório de Análise de Solos da UFSM é vinculado a uma rede de Laboratórios dos Estados do RS e SC, prestando serviço para diversos municípios do RS e também de outros estados.
Suas atividades são de realizar análise de solos para os agricultores e empresas, e a partir daí do diagnóstico, se obter a utilização racional de insumos em quantidade, sua forma e época de aplicação, o que visa a elevação e manutenção dos teores de nutrientes no solo e a otimização de retorno econômico das culturas implantadas.

 

 

 

 

NAPO – Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânicas

Coordenador do NAPO e de Projeto de Pesquisa

NAPO/FATEC:  Prof. Dr. Marcos Antonio Pinto Martins
Coordenador de Projeto de Consultoria NAPO/FATEC: Prof. Dr. Helio Gauze Bonacorso
Coordenação Geral e Responsabilidade Técnica: Profs. Drs. Marcos A. P. Martins, Nilo Zanatta, Helio G. Bonacorso e Clarissa P. Frizzo
Gerente de Qualidade: Dr. Sérgio Brondani
Laboratoristas: Lisiane Segala Soares e Larissa D. Willrich de Mello
Secretária: Geovana M. Pinheiro

O laboratório NAPO é acreditado pelo INMETRO sob nº CRL 0304 e realiza o monitoramento de resíduos químicos, para o setor industrial nacional e de exportação, em matrizes diversas, tais como: tabaco, grãos, celulose e derivados, solo, etc. Todos os ensaios realizados e os laudos emitidos atendem à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e especificações do INMETRO. O NAPO contribui para a qualidade de produtos de origem animal, vegetal e mineral, nos alimentos e no meio ambiente, visa melhorias na saúde, através do desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de ensaios analíticos e estimula a pesquisa científica, o ensino e a formação de pessoal na área de Química na UFSM.

 

 

LAPEMI – Laboratório de Pesquisa Micológica

Coordenado pelo Prof. Dr. Janio Santurio
Assessora Administrativa Fernanda da Costa Marks

O laboratório realiza a fabricação do imunológico PITIUM – VAC que combate a doença da Pitiose Equina, sob cooperação e em parceria entre UFSM e a EMBRAPA Pantanal estas instituições, fabricam a vacina para a Pitiose Equina, no LAPEMI, fornecendo a vacina para todo o Brasil e exterior.

Conforme ficou decidido em reunião, a CIPA - FATEC realizará as inspeções uma vez por mês em todos os laboratórios e locais onde haja funcionários, trabalhadores e projetos apoiados pela FATEC.

Kelly Martini

MTb. 137.25
Assessora de Imprensa




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin