FATEC - Hospital Veterinário da UFSM - uma parceria com a FATEC

Hospital Veterinário da UFSM - uma parceria com a FATEC

Postado em 09/05/2016.

HVU – UFSM - Um lugar para cuidar dos nossos melhores amigos

Cães e gatos, mesmo não sendo humanos já fazem parte da família, e há quem diga que “são gente também” por que alegram os lares e acompanham seus donos por todos os lugares. O companheiro ideal, amigo de toda hora pode contar com um lugar especial para tratar da saúde, o Hospital Veterinário Universitário – HVU da Universidade Federal de Santa Maria, iniciou suas atividades no ano de 1964, no que inicialmente foi um prédio provisório, bem na entrada da Cidade Universitária, mas que, na época possibilitava o bem desenvolver das atividades práticas das disciplinas do Departamento de Clínica Veterinária e Cirurgia Veterinária. O prédio atual iniciou sua construção em 1967, contemplando o setor de Patologia Veterinária e, no início da década 70 foi concluído, totalizando uma área de mais 5000m². Desde os anos 1990, o HVU tem adquirido ampliações e adequações para contemplar as novas atividades quando foram criados os laboratórios de Embriologia e Reprodução Animal, Biologia Molecular e Reprodução Animal, Imunogenética; também houve a ampliação do setor de Patologia Veterinária e do setor de Clínica de Equinos, com a construção de um Centro Cirúrgico para equinos.

A construção de uma área externa que comporta o restaurante permitiu a adequação do espaço interno do HVU, com a criação de novos ambulatórios que atendem pequenos animais. Recentemente foram criados o laboratório de Terapia Celular Regenerativa, o laboratório de Bioquímica e Oxidação e o Centro de Fisioterapia, além de nova área para a Farmácia, com a readequação do espaço físico do setor de pequenos animais, criando-se novos ambulatórios para as especialidades de Dermatologia, Cardiologia e Oftalmologia de Pequenos Animais e previsão de adequação da área do Serviço de Oncologia e Quimioterapia (para o tratamento do câncer). As adequações de espaço físico foram necessárias para qualificar o ensino de graduação e pós-graduação, o que permitiu e permite que os avanços da profissão sejam postos em prática pelos alunos, e ainda, ao mesmo tempo, são disponibilizados serviços voltados à comunidade de Santa Maria e região.

Em 2008 foi criado o curso de especialização em Residência Médico-Veterinária, nas áreas de Clínica de Pequenos Animais, Patologia Clínica e Clínica de Grandes Animais. No ano de 2012, o programa de residência foi integrado ao da Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária, do MEC, e no momento são oferecidas vagas anuais nas áreas de Clínica de Pequenos Animais, Patologia Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem e Clínica de Grandes Animais – Ruminantes. O corpo clínico do HVU é composto por médicos veterinários do quadro da UFSM, docentes dos Departamentos de Clínica de Pequenos Animais e Clínica de Grandes Animais, que atuam desenvolvendo atividades didáticas, de pesquisa e de extensão no HVU-UFSM. Há também 28 Médicos Veterinários residentes, Mestrandos e Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária. Diariamente o HVU realiza 40 atendimentos clínicos e seis procedimentos cirúrgicos em pequenos animais, com a realização de exames de imagem (estudos radiográficos e ultrassonografias) e laboratoriais, o que permite chegar a cerca de 9 mil atendimentos anuais, totalizando 6 mil e 500 exames de imagem e mais de 6 mil e 500 exames de laboratório.

A abrangência do HVU-UFSM ultrapassa os limites de Santa Maria, sendo atendidos animais provenientes principalmente da região central do Estado, e também realizando atendimentos em animais da região da Campanha, Fronteira Oeste e Missões, bem como do estado de Santa Catarina. Os profissionais formados no curso de Medicina Veterinária da UFSM, que passam pelo HVU, são profissionais reconhecidos na comunidade pela capacitação no diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças de animais domésticos.

Para a professora, Drª Anne Santos do Amaral e Diretora do HVU, as atividades desempenhadas no hospital são facilitadas pela parceria consolidada há longos anos com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência – FATEC, que permite e garante agilidade no gerenciamento, aquisição de equipamentos modernos para diagnóstico, manutenção da estrutura hospitalar e a contratação de bolsistas para o projeto de extensão, desenvolvido no HVU. Tais ações garantem atendimento de qualidade à comunidade da região, além de qualificar as aulas práticas do curso de graduação em Medicina Veterinária, lembra a diretora Anne.

Kelly Martini

MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin