FATEC - Laboratório Embryolab do CCR – UFSM prepara profissionais reconhecidos internacionalmente

Laboratório Embryolab do CCR – UFSM prepara profissionais reconhecidos internacionalmente

Postado em 16/06/2016.

No laboratório Embryolab – UFSM localizado na ala sul do Hospital Veterinário Universitário – HVU é desenvolvido o projeto de Formação Continuada em Reprodução Equina e Bovina destinado aos médicos veterinários que atuam na área. Este projeto é coordenado pela professora titular Drª Mara Iolanda Batistella Rubin do Departamento de Clínica de Grandes Animais que comenta sobre a aplicabilidade deste projeto de extensão e que contempla em seu maior âmbito profissionais de outros estados do Brasil e países da América Latina, como também, propriedades rurais da região geo-educacional de Santa Maria.

Os médicos veterinários recebem treinamento teórico-prático, através de cursos e palestras no laboratório Embryolab, ministrado por professores e pós-graduandos, enquanto nas propriedades rurais parceiras ocorrem as aulas práticas. Os acadêmicos da graduação da equipe do Embryolab também participam ativamente das atividades, como colaboradores, período em que estão sendo capacitados para o mercado de trabalho, e que, atualmente, ressalta a coordenadora Mara, os profissionais egressos são muito bem reconhecidos pelo domínio e capacitação na área.

Foto 1: Curso - Treinamento em Superovulação, Transferência e Criopreservação de embriões bovinos - agosto/2015.

Foto 2: Curso - Treinamento de Controle de Ciclo Estral e Inseminação Artificial em Tempo Fixo em bovinos - junho/2015.
 

Entre as biotécnicas de capacitação ofertadas nos cursos, estão:
1.
coleta e transferência de embriões em bovinos e equinos,
2. ultrassonografia com aplicação na reprodução equina e bovina, curso de inseminação artificial em equinos,
3. curso de controle de ciclo estral, curso de produção in vitro de embriões,

Foto 3: Curso - Treinamento de Inseminação Artificial em equinos - novembro/2011.
Foto 4: Curso - Treinamento em Controle do Ciclo Estral e Inseminação Artificial em Tempo Fixo em bovinos - julho/2015.

Na ocasião, estão em fase de treinamento quatro alunos da pós-graduação da UFSM, entre eles, mestrandos e doutorandos e outros cinco doutorandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Os projetos de extensão do Embryolab iniciaram em 1993, sendo que a professora Mara Rubin assumiu a coordenação dos mesmos nos anos 2000 ela ressalta que ano após ano, os projetos oferecem melhores condições para o treinamento dos profissionais, que se aprimoram a cada oportunidade.

A coordenadora explica ainda, a importância do convênio Embryolab - UFSM -FATEC para o projeto, o que possibilita a integração da comunidade dos Médicos Veterinários que atuam no campo com o ambiente acadêmico através da realização dos projetos de extensão como este de formação de continuada efetivando o papel da Instituição UFSM na geração e difusão de conhecimento técnico cientifico. Com este modelo de gestão é possível que a Universidade desenvolva projetos autossustentáveis.

Kelly Martini - MTb. 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC 




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin