FATEC - Projeto desenvolvido no Laboratório de Processos Ambientais – LAPAM busca alternativas para eliminar dejetos através da reciclagem de resíduos poliméricos

Projeto desenvolvido no Laboratório de Processos Ambientais – LAPAM busca alternativas para eliminar dejetos através da reciclagem de resíduos poliméricos

Postado em 16/07/2016.


Postado em 18/07/2016.

O projeto de Prestação de Serviços do Laboratório de Processos Ambientais – LAPAM pertencente ao Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria, é coordenado pelo professor Dr. Guilherme Luiz Dotto e conta com a participação e a colaboração dos professores Drs. Daniel Assumpção Bertuol, Eduardo Hiromitsu Tanabe e com o auxílio técnico da Dra. em Química Mariana Moro Bassaco. O LAPAM desenvolve diversos projetos de pesquisa principalmente, na área de resíduos sólidos (reciclagem de resíduos industriais e tecnológicos), efluentes líquidos (adsorção e filtração), emissões gasosas e nanotecnologia (produção de nanofibras). Estes projetos são geralmente vinculados ao programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - PPGEQ com o envolvimento de professores, alunos de graduação, pós-graduação e servidores da UFSM. Dentre os projetos, destaca-se a "Obtenção de produtos com alto valor agregado a partir da reciclagem de resíduos poliméricos" (processo 459-25.00/13-9) que é coordenado pelos professores Drs. Daniel Assumpção Bertuol e Eduardo Hiromitsu Tanabe.

Objetivo do projeto 

Desenvolver o processo capaz de transformar resíduos poliméricos em produtos com alto valor agregado a partir da pirólise, permitindo o aumento da produção, o incremento no valor dos produtos, a melhoria das condições de trabalho para as associações de produtos recicláveis, gerando novos empregos e melhoria na renda. Para o cumprimento do cronograma do projeto e para alcançar o objetivo proposto, os equipamentos já foram adquiridos e já estão disponíveis no LAPAM. Estes equipamentos atendem as demandas do projeto, e também são ferramentas úteis em diversas outras áreas do conhecimento.

O que é Pirólise - É um processo de degradação térmica de um material na ausência de oxigênio. No caso de polímeros, o processo sofre um aquecimento e produz gases condensáveis, contendo hidrocarbonetos de cadeia linear ou ramificada, alifáticos cíclicos e hidrocarbonetos aromáticos. Os líquidos gerados são separados por destilação fracionada.
Legenda 1: Analisador Termogravimétrico (marca Shimadzu modelo TGA-50).

Dentre os equipamentos adquiridos estão o de análise termogravimétrica - TGA, o de calorimetria exploratória diferencial - DSC o microscópio eletrônico de varredura – MEV. O Calorímetro Diferencial de Varredura (DSC) é utilizado para verificação das propriedades térmicas dos materiais tais como a temperatura de fusão e a temperatura de transição vítrea. O Módulo de Termogravimetria (TGA) é utilizado para verificação da degradabilidade do material baseada na perda de massa em função da temperatura. A microscopia eletrônica de varredura tem sido amplamente empregada na caracterização de diversos materiais. Sua vantagem consiste na observação direta de bordas e contornos das partículas.
Legenda 2: Microscópio Eletrônico de Varredura com Energia dispersiva de raio X (EDS) modelo VEGA 3 SBU marca TESCAN. 

Estes equipamentos possuem muitas funcionalidades podendo ser exploradas em diversos campos de pesquisa, como as engenharias e ciência dos materiais, física, química, medicina, odontologia, entre outros. Em consequência destas funcionalidades, os professores do LAPAM vêm recebendo uma grande demanda para o uso destes equipamentos, por parte de pesquisadores da UFSM, outras universidades e de empresas. A manutenção e operação destes equipamentos envolvem muitos custos diretos e indiretos, assim como o tempo pessoal. Desta forma, sua disponibilização para o uso dos interessados precisa estar vinculada a uma forma legal de pagamento, assim como a ação de prestação de serviço. Observando a demanda dos diversos cursos da UFSM, de outras universidades e de empresas, o projeto tem o objetivo de disponibilizar, de maneira legal, os equipamentos de análise termogravimétrica -TGA, calorimetria exploratória diferencial -DSC e microscopia eletrônica de varredura-MEV, para uso consciente dos interessados. Destaca-se a preferência do uso dos equipamentos com finalidade de pesquisa.

Legenda 3: Calorímetro Diferencial de Varredura, marca Shimadzu modelo DSC-60 Plus.

Metodologia 

Os equipamentos de análise termogravimétrica – TGA, de calorimetria exploratória diferencial - DSC e de microscopia eletrônica de varredura - MEV já estão disponibilizados para o uso dos interessados sendo a FATEC a responsável pela gestão dos recursos e de suma importância na execução de projetos dentro da UFSM.

Utilização dos equipamentos

A utilização dos equipamentos pode ser feita via agendamento com os professores do LAPAM (Daniel Assumpção Bertuol, Eduardo Hiromitsu Tanabe e Guilherme Luiz Dotto), sendo a execução acompanhada de um técnico, de um aluno de pós-graduação ou de um professor responsável pelo equipamento.

Segundo os professores envolvidos nesta empreitada, a FATEC é uma instituição de suma importância no desenvolvimento de projetos, pois não apenas é a intermediária dos processos, mas a gestora, a instrutora e a conciliadora em todos os momentos de seu desenvolver.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin