FATEC - Projeto do CT/UFSM traz significativo desenvolvimento para a região de localização de COREDES Central

Projeto do CT/UFSM traz significativo desenvolvimento para a região de localização de COREDES Central

Postado em 31/10/2016.

Mais um projeto intermediado e assistido pela FATEC, o projeto “Calibrações e Ensaios para apoio ao Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos”, que tem como objetivo oferecer a comunidade serviços técnicos de calibrações e ensaios em metrologia mecânica (dimensional, massa, força e volume) para a comunidade da região central do Rio Grande do Sul.

A importância desse laboratório se justifica por causa da ampliação e a expansão do parque metal mecânico nas regiões de abrangência dos COREDES Central, Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste, Jacuí Centro, Vale do Rio Pardo, Missões, Vale do Jaguari que objetiva atender a crescente demanda do setor agroindustrial do RS e número de empresas que desenvolvem produtos para a construção civil, que são destinados à prédios em alvenaria estrutural.

A qualificação dos produtos desenvolvidos por empresas localizadas na região, contribuem para ampliação de suas vendas, melhorando a demanda por mão-de-obra e aumento na receita de impostos, o que contribui na elevação do Produto Interno Bruto/ PIB. O controle de qualidade de produtos é feito em etapas por meio da realização da calibração de instrumentos de medição. E o apoio para realizar os ensaios é essencial para o desenvolvimento de novos produtos, garantindo a qualidade dos mesmos, o laboratório proporciona capacitação direta e indireta das pessoas envolvidas em todos os processos, uma vez que a garantia da confiabilidade metrológica não depende só da qualidade dos laboratórios de calibração e ensaio comprovada pela acreditação, por professores, técnicos e alunos que são treinados em todos os processos.

Equipe da Professora Morgana

Este projeto está sob a coordenação da professora engenheira mecânica, Drª Morgana Pizzolato, que dirige as ações juntamente com sua equipe de alunos e com os professores Drs. Alexandre Buenos, Lynceo Falavigna Braghirolli, Angélica Abrand Mendes, Nattan Caetano e o Técnico Administrativo Paulo Obregon do Carmo.

As atividades de calibração e ensaios correm para a comunidade acadêmica e para empresas interessadas. As demandas de atendimento (medições nas áreas dimensional, massa, força e volume) ocorrem no Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos/LAPIPP, o qual faz parte do Sistema de Gestão de Laboratórios do CT/SGLab CT. O LADIPP realiza medições com padrões rastreáveis e está em fase final de implantação da ABNT NBR ISO/IEC 17025 o que lhe permitira em breve buscar reconhecimento junto a Rede Metrológica do RS ou acreditação pela CGCRE/INMETRO.

O LADIPP teve sua infraestrutura de salas e equipamentos estruturada graças a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do RS por meio das verbas para os projetos dos Pólos Tecnológicos do Estado. O LADIPP está capacitado a prover apoio a sociedade, quer pelos equipamentos, sistemas computacionais ou recursos humanos especializados que possui. A utilização desses recursos na resolução de problemas tecnológicos contribuirá para as atividades de ensino e pesquisa, uma vez que alunos também participam do projeto. Além disso, permitirá a obtenção de recursos importantes para a manutenção do laboratório e das atividades de ensino e pesquisa relacionadas, pela provisão de material de consumo, de reparo e aquisição de equipamentos, contratação dos recursos humanos e demais despesas operacionais do laboratório. O laboratório possui pesquisadores, alunos e professores, do Grupo de Pesquisa em Otimização de Produtos, Processos e Serviços/GPOPPS, registrado no CNPq.

Equipamentos 

                                 

Para a coordenadora Morgana, a FATEC tem significativa importância para o projeto pois possibilita a interação com a comunidade externa a UFSM, com isso, é possível qualificar não só as pesquisas realizadas na Universidade, mas também, dar apoio ao desenvolvimento de produtos e processos para as empresas. Fato esse essencial para o crescimento da região, comenta com satisfação a coordenadora.

 Kelly Martini – MTb 137.25
Assessoria de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin