FATEC - Pesquisa desenvolvida no Grupo de Eletrônica de Potência e Controle /GEPOC/UFSM trabalha no desenvolvimento da confiabilidade e no fortalecimento da energia elétrica

Pesquisa desenvolvida no Grupo de Eletrônica de Potência e Controle /GEPOC/UFSM trabalha no desenvolvimento da confiabilidade e no fortalecimento da energia elétrica

Postado em 16/11/2016.

Equipe do Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e Controle do Centro de Tecnologia da UFSM, desenvolve o projeto intitulado “Estudo e Análise de Controle Digital e Paralelismo de Fontes Ininterruptas de Energia sem Transformador”, e que tem como coordenador o Dr. engenheiro eletricista, professor Fabio Ecke Bisogno, que explica a aplicabilidade do projeto, que inicialmente, a Universidade recebeu uma solicitação da empresa SMS, com sede em São Paulo, e que foi adquirida pelo Grupo Legrand, uma multinacional francesa, que solicitou através do Departamento de Processamento de Energia Elétrica, uma cooperação para o estudo sobre carregamento das baterias de sistemas “nobreak”, como são conhecidos.

Os “nobreaks” são, de maneira simplificada os conhecidos estabilizadores de computador, porém estes vão além, impedindo que equipamentos importantes fiquem desassistidos em caso de falta de energia, mantendo o fornecimento de energia através de baterias, para equipamentos que a interrupção de operação causaria grandes prejuízos, tais como bloco cirúrgico, data center, bancos entre outros.

O coordenador salienta que o convênio proporciona aos estudantes de graduação, mestrado e doutorado uma experiência única, aliando a teoria à prática, a melhor forma de construção do conhecimento, segundo ele. Ocorre também de forma significativa, a troca de experiências entre ambos os cooperados, a Universidade que detém o conhecimento técnico científico e a empresa que possui os problemas e busca soluções, o que proporciona um diferencial na formação dos profissionais envolvidos.

Os benefícios do projeto

Os recursos do projeto trazem benefício na formação de discentes e docentes, na aquisição de equipamentos, sem falar na troca e na construção de conhecimento técnico que caminha na direção do atendimento dos problemas reais da indústria.

O coordenador Fabio comenta também sobre a equipe que trabalha em conjunto e que segundo ele, grande parte do sucesso da pesquisa se deve ao grupo coeso de professores e alunos, que estão imbuídos na resolução de problemas de forma construtiva e engajada. Fazem parte da equipe os professores Drs: Mário Lúcio da Silva Martins, Humberto Pinheiro, Vinicius Foletto Montagner, José Renes Pinheiro e os engenheiros doutorandos William Alegranci Venturini e Henrique Jank. O coordenador opina sobre a necessidade de os estudantes estarem imersos na pesquisa. “As empresas cada vez mais exigem profissionais capazes de resolver problemas, que estejam aptos a dar respostas, e o mercado é cada vez mais exigente, observando as demandas, o diferencial do profissional é o preparo, a qualificação e a Universidade oferece esta oportunidade, conhecimento de causa, experiência e prática. E este é o papel da Universidade, promover a preparação do profissional para conquistar e manter seus empregos. E a tecnologia precisa servir para solucionar problemas reais, promovendo ao país autonomia capaz de competir no mercado interno e externo”, enfatiza o coordenador.

Para o coordenador Fabio a FATEC é fundamental para o desenvolvimento do projeto devido ao seu apoio administrativo, viabilizando sua execução, dando suporte desde a elaboração até sua finalização, salienta o professor.

Kelly Martini – Assessora de Imprensa da FATEC
MTb 137.25




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin