FATEC - Projeto sobre cuidado e manejo de animais de experimentação, privilegia o bem-estar do animal em primeira mão

Projeto sobre cuidado e manejo de animais de experimentação, privilegia o bem-estar do animal em primeira mão

Postado em 09/02/2017.

O projeto “III Curso sobre cuidado e manejo de animais de experimentação” teve sua terceira edição na UFSM em dezembro de 2016, coordenado pela professora, farmacêutica, Drª Daniela Bitencout Rosa Leal. A professora, coordenadora da Comissão de Ética do Uso de Animais CEUA/UFSM, explica que o curso tem por objetivo transmitir conhecimentos aos pesquisadores, docentes e discentes da Universidade Federal de Santa Maria e de outras instituições, sobre os cuidados e o manejo de animais utilizados em experimentação, bem como, sobre a legislação que rege a experimentação animal.

Com este intuito, são beneficiados profissionais com experiência e conhecimento em uso de animais em experimentação que recebem conhecimento na parte teórica e prática, refletindo sobre questões filosóficas e morais quanto ao uso de animais pelo homem, introdução à ciência de animais de laboratório e sua legislação, considerando o bem-estar animal como prioridade.

Objetivos do projeto

A utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa é de grande importância, sendo inegável sua participação no desenvolvimento que a ciência tem alcançado nas últimas décadas. Entretanto, atualmente preza-se pela busca de modelos alternativos, quando possível, que diminuam a utilização de animais em ensino e pesquisa.

Quando os modelos animais não podem ser substituídos por modelos alternativos, os pesquisadores podem também, colaborar para o refinamento de metodologias, confeccionando, por exemplo, procedimentos operacionais padrão que visem ao incremento do bem-estar animal e a manutenção dos padrões éticos em pesquisa.

Para melhor esclarecimento

O Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal/CONCEA, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, sugere que as Comissões de Ética em Uso de Animais/CEUAs regularmente estabelecidas no país, realizem capacitações à comunidade científica, que tragam conhecimentos acerca dos procedimentos adequados para a realização de experimentos com animais. Desta forma, a CEUA/UFSM tem disponibilizado cursos voltados aos cuidados e ao manejo de animais destinados a experimentação, com periodicidade bianual.

O objetivo destes cursos é fornecer informações e conhecimentos aos profissionais que trabalham na experimentação animal, bem como, esclarecer preceitos éticos que determinam o bem-estar animal em pesquisa experimental. O curso é destinado a profissionais, professores, pesquisadores, alunos da graduação e da pós-graduação que realizam o trato e o manejo desses animais.

Estes profissionais e alunos são oriundos de vários cursos da UFSM e de outras instituições de ensino, tais como: Medicina Veterinária, Zootecnia, Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Nutrição e Educação Física, entre outros. Esta terceira edição do curso ocorreu no Colégio Politécnico de Santa Maria – UFSM, e contou com aproximadamente 100 participantes na parte teórica, com 20 vagas restritas ao módulo prático. Para a coordenadora professora Daniela a importância da FATEC para o desenvolvimento do projeto está ligado ao fato de que a fundação oferece a assessoria financeira necessária para a realização de eventos, dando subsídios à realização de projetos de extensão sob todos os aspectos.

Kelly Martini MTb 137.25

Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin