FATEC - Pesquisas da Pós-graduação do Centro de Ciências Rurais – CCR são publicadas em revistas americanas, garantindo reconhecimento à comunidade docente e discente da UFSM.

Pesquisas da Pós-graduação do Centro de Ciências Rurais – CCR são publicadas em revistas americanas, garantindo reconhecimento à comunidade docente e discente da UFSM.

Postado em 31/10/2017.

O Centro de Ciências Rurais CCR da UFSM está de parabéns! Duas alunas orientadas de mestrado e doutorado do professor Dr. Flávio Desessards De La Côrte, e co-orientadas da professora Drª. Karin Erica Brass, receberam o aceite de seus artigos de pesquisa, para publicação em periódicos internacionais de reconhecimento científico.

Camila Cantarelli, Médica Veterinária e Mestre pela UFSM, publicará na Domestic Animal Endocrinology o artigo: “Evaluation of oral sugar test response for detection of equine metabolic syndrome in obese Crioulo horses”.

O artigo de Camila, demonstrou que existem alterações metabólicas em cavalos Crioulos obesos denominada resistência à insulina, gerando estado de obesidade e alterações sistêmicas importantes. O artigo demonstrou que é preciso realizar um exame mais completo relacionado à curva de glicose/insulina para detectar esta condição.  

A Médica Veterinária, MSC, e Doutora pela UFSM, Roberta Carneiro da Fontoura Pereira, terá seu artigo “Evaluation of Three Methods of Platelet-Rich for Treatment of Equine Distal Limb Skin Wounds“ publicado na revista Journal of Equine Veterinary Science.

O artigo da Drª. Roberta testou diferentes formas de utilizar um concentrado de plaquetas chamado de PRP, sintetizado a partir do sangue do próprio animal ou de outro da mesma espécie. Este é o primeiro artigo testando a hipótese de usar sangue homólogo, ou seja, sangue de outro indivíduo da mesma espécie para produzir PRP. Os resultados demonstraram que o PRP usado na forma de gel pode encurtar o período de cicatrização em 15 dias, comparados ao tratamento controle. O PRP homólogo se mostrou eficaz e sem reações adversas. Este estudo obteve primeiro lugar entre os trabalhos na área de cirurgia no Congresso Anual da Abraveq em 2016.

Estes trabalhos possuem o devido reconhecimento pelas características muito peculiares e a sua aplicação direta na melhoria da qualidade de tratamento dos equinos.

Segundo o professor orientador as atividades docentes não deveriam se limitar a aula formal, é preciso incrementar o ensino e formação de recursos humanos através do fomento à pesquisa e extensão, através do incentivo das experiências adquiridas na academia e através das inquietações observadas pelos estudantes. “Existe uma parceria neste processo de formação dos recursos humanos, uma conexão entre a UFSM e a FATEC que, através dos convênios, pode criar pontes entre a Universidade e a comunidade, o mais importante de tudo”, salienta o professor Flávio.

Foto 1: A doutoranda Roberta Carneiro da Fontoura Pereira.
Foto 2: Orientanda do mestrado Camila Cantarelli na apresentação de trabalho.
Foto 3: O coordenador dos projetos de pós-graduação, e orientador professor Dr. Flávio Desessards De La Côrte.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC




Ver todas Notícias.

Desenvolvido por Fernando Denardin