Pesquisa e Desenvolvimento de Motores de Combustão Interna para aumento de eficiência e redução de emissões de poluentes e gases de Efeito Estufa

MAIS UM PROJETO COM A GESTÃO FINANCEIRA
E ADMINISTRATIVA DA FATEC

Motor de injeção direta turbo alinhamento, com downsizing (teste para a verificação da redução de emissões)

Projeto do CT em parceria com a FATEC desenvolve motores com intuito de promover sua eficiência e redução na emissão de poluentes.

O projeto “Pesquisa e Desenvolvimento de Motores de Combustão Interna para aumento de eficiência e redução de emissões de poluentes e gases de Efeito Estufa” é coordenado pelo engenheiro mecânico, professor Dr. Mario Eduardo Santos Martins do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da UFSM. 

O professor Mario salienta que o objetivo geral do projeto é a realização de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que levem à redução de emissões de poluentes e gases de efeito estufa, em motores de combustão interna, tanto para uso na mobilidade quanto na geração de energia. 

Segundo o professor Mario, o projeto tem como justificativa as exigências legais por motores com níveis cada vez mais baixos de emissões poluentes, o que tem colocado enorme pressão no desenvolvimento de motores de combustão interna para que sejam cada vez mais “limpos”.

Embora não tão regulado, o mercado de geradores de energia também vem enfrentando pressão para melhorias tecnológicas que levem também ao controle de emissões de poluentes e gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que se necessita a redução do consumo de combustível, visando redução dos custos operacionais, especialmente num cenário de carência energética, atualmente enfrentado no país.

Tecnologias que aumentem a eficiência de ciclo e possibilitem também o uso de combustíveis renováveis serão exploradas, sempre tendo em mente o necessário controle de emissões. Além destas tecnologias de propulsão como forma alternativa, também há a necessidade de estudos e melhor desenvolvimento, como a propulsão elétrica e híbrida, para veículos e também geradores de energia.

O professor Mario salienta que a parceria da FATEC no desenvolvimento deste empreendimento é essencial para sua operacionalização, garantindo segurança e agilidade de gestão dos recursos utilizados.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo