No XXV Congresso Mundial IUFRO professor da engenharia florestal da UFSM é nomeado coordenador da Rede Florestal Internacional de Cooperação Científica em Florestas
O engenheiro florestal, professor Dr. nat. techn. Mauro Valdir Schumacher, coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal da UFSM, foi nomeado coordenador da divisão “Ecology and Silviculture of plantation forests in the tropics” no XXV Congresso Mundial IUFRO, que ocorreu em Curitiba – Paraná, reuniu cerca de três mil participantes. Esta é a primeira vez que um professor brasileiro é designado ao cargo e a nomeação ocorreu no final de novembro de 2019, sendo que o mandato se estende até 2024.
A IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) é a rede global de cooperação científica em florestas e congrega mais de 15 mil cientistas em aproximadamente, 700 organizações-membro, reunindo mais de 110 países que cooperam voluntariamente com a IUFRO.
A IUFRO como órgão internacional reúne indivíduos e organizações dedicadas à pesquisa de produtos florestais, florestas e disciplinas relacionadas. Ela é uma organização sem fins lucrativos, não governamental e não discriminatória, com uma longa tradição, desde 1892. A IUFRO busca alcançar seus objetivos através de atividades de networking, incluindo a geração, intercâmbio e disseminação de conhecimento científico, provisão de acesso a informações relevantes e assistência a cientistas e instituições que fortaleçam a pesquisa. É uma rede reconhecida, porque é a única organização internacional dedicada à pesquisa florestal e que, contribui para a promoção do uso da ciência na formulação de políticas preservacionistas relacionada às florestas.
O coordenador de divisão da IUFRO, professor Schumacher pretende realizar uma série de atividades científicas, com a finalidade de mostrar a importância ecológica e silvicultural das plantações, principalmente eucaliptos e pinus, nas regiões tropicais e subtropicais, que dentro da UFSM são temas amplamente estudados pelo pesquisador, há mais de 20 anos.
Para o professor Schumacher a parceria com a FATEC foi fundamental para viabilizar a realização de pesquisas e publicações científicas que levaram ao reconhecimento internacional deste tema.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC