Projeto do CT desenvolve pesquisa que promove o treinamento militar baseado em simulador que gera tecnologia nacional na área de simuladores de sistemas integrados em realidade virtual

Rajada de lançamento de foguetes

O projeto “ Sistema Integrado de Simulação ASTROS – Grupo de Mísseis e Foguetes (SIS-ASTROS GMF) ” é uma pesquisa coordenada pelo engenheiro eletricista, professor, Dr. Raul Ceretta Nunes, do Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia da UFSM. O projeto também envolve outros seis professores doutores em áreas especializadas da computação e da engenharia.

Segundo o coordenador professor Raul, o objetivo geral do projeto é pesquisar e desenvolver novas capacidades de treinamento e adestramento para o sistema integrado de simulação empregado no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Forte Santa Bárbara, em Formosa/GO, do Exército Brasileiro (EB). No projeto será realizado:

1) pesquisa e desenvolvimento de novas funcionalidades para o simulador virtual tático de reconhecimento, escolha e ocupação de posição (SVTAT REOP), já empregado pelo Exército Brasileiro, ampliando suas capacidades para treinamentos e adestramentos em diferentes aspectos doutrinários, inclusive com exploração de tecnologias de realidade virtual;

2) desenvolvimento, teste e implementação de novo protótipo do SVTAT REOP (software e hardware), permitindo mais versatilidade e robustez à infraestrutura de simulação do referido Centro de Instrução;

3) pesquisa e desenvolvimento de soluções de interoperabilidade entre os simuladores SVTAT REOP, desenvolvidos pela UFSM, destes com os simuladores virtuais técnicos produzidos por empresa nacional (cabines de simulação), bem como interoperabilidade com sistema de comando e controle empregado em operações da vida real;

4) pesquisa, prototipação e internacionalização de software de treinamento baseado em computador (TBC), incluindo doutrinas relacionadas às munições de foguete guiado e míssil tático de cruzeiro e TBC para novas viaturas do sistema ASTROS; e

5) pesquisa e desenvolvimento experimental de solução de realidade virtual visando à aplicação da tecnologia como instrumento de apoio ao treinamento militar de REOP no SVTAT.

Segundo o professor Raul o projeto tem como justificativa atender demandas de treinamento, adestramento e desenvolvimento de novas doutrinas através de sistema assistido por computador, e que apresenta grande complexidade, e que, para tal são demandadas diversas capacidades técnicas no domínio de tecnologias da computação, notadamente de:

  • sistemas de simulação;
  • computação gráfica;
  • inteligência artificial;
  • especificação, validação e teste de software;
  • interoperabilidade em sistemas distribuídos;
  • sistemas embarcados;
  • sistemas de tempo real;
  • construção e manipulação de terrenos virtuais, dentre outros.

Desta forma, deve-se destacar a rápida evolução nestas diversas áreas (estado da arte científico e tecnológico) e o aspecto inovador do projeto SIS-ASTROS GMF. Do ponto de vista técnico e tecnológico, pode ser considerado estratégico o contínuo reforço da interação institucional EB-UFSM no desenvolvimento conjunto do projeto proposto. A diversidade técnica exigida, a complexidade intrínseca das necessidades do Exército Brasileiro, o sucesso da parceria EB/UFSM no desenvolvimento de projeto para o Sistema Integrado de Simulação ASTROS, são fatores que justificam a continuidade dos trabalhos no escopo do novo projeto (SIS-ASTROS GMF).

O projeto SIS-ASTROS GMF se apropria de toda a expertise acumulada ao longo dos 5 anos do projeto SIS-ASTROS (primeira fase), utilizando-se de uma equipe já formada e altamente capacitada, com profundo conhecimento do funcionamento do sistema ASTROS, em particular nas atividades de REOP, o que constitui um fator altamente positivo para sua execução. Sendo assim, destaca-se que a experiência adquirida durante a execução do projeto SIS-ASTROS permitiu o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho e cooperação entre pesquisadores e militares que tem alcançado resultados amplamente positivos, possibilitando realizar as tarefas do projeto com eficiência e entregando todos os indicadores de execução física dentro dos prazos acordados.

O professor Raul explica ainda que, o que se destaca na aprovação desse novo projeto não é somente permitir a manutenção da equipe formada em 2014 para atender o projeto SIS-ASTROS, mas também, a solidificação desta equipe de pesquisadores e formadores de recursos humanos especializados. Salienta-se que esta equipe multidisciplinar de professores doutores, pesquisadores, profissionais contratados e alunos de diferentes níveis e áreas de conhecimento têm profundo interesse no acompanhamento técnico e contínua evolução desta cooperação em simulação com o Exército Brasileiro. Deve-se notar que os professores pesquisadores envolvidos neste projeto, possuem foco na pesquisa com necessidade de desenvolvimento de tecnologia nacional para defesa, com especial atenção às necessidades concretas definidas pelo Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 para o sistema integrado de simulação ASTROS. Deve-se ainda ressaltar que os professores pesquisadores também trabalham (e têm larga experiência) na área de treinamento e educação, e essa experiência também pode ser oportunamente empregada na utilização de sistemas de simulação na capacitação de militares no contexto deste novo projeto SIS-ASTROS GMF. Do ponto de vista de soberania e domínio nacional de tecnologia sensível, destaca-se ainda, o alinhamento do projeto SIS-ASTROS GMF com a estratégia nacional de defesa e com a diretriz geral do comandante do exército 2017/2018, no tocante ao desenvolvimento das capacidades de adestramento e capacitação de pessoal sob domínio nacional, integração com a comunidade acadêmica civil e desenvolvimento conjunto de tecnologia relevante no contexto da defesa.

Por fim, o professor Raul salienta a importância do projeto SIS-ASTROS GMF, além de potencializar atividades de treinamento e adestramento economizando o uso real de munições de alto valor econômico, como mísseis e foguetes, é um meio estratégico que permite atender às necessidades concretas do EB em termos de evolução do sistema integrado de simulação ASTROS durante todo o período de duração do projeto. Neste estudo, novas técnicas e algoritmos serão investigados e novas funcionalidades deverão corrigir eventuais problemas encontrados em versões anteriores, aumentando com isto a vida útil dos SVTAT REOP e dos softwares de treinamento baseado em computador do Centro de Instrução de Artilharia de Misseis e Foguetes. O resultado é um investimento que, se considerado a economia que deve ser gerada nas atividades de instrução, já se justifica plenamente.

O coordenador professor Raul explica que a participação da FATEC tem auxiliado em ações estratégicas e operacionais essenciais para a condução do projeto. Do ponto de vista operacional, desenvolve ações para viabilizar a adequada utilização dos recursos financeiros e facilitar a inclusão de estagiários e bolsistas no desenvolvimento das atividades planejadas. Do ponto de vista estratégico, promove a participação de alunos de graduação e de pós-graduação, fundamentais para melhor qualificar os recursos humanos em atividades e demandas diretas do mercado, e proporciona maior visibilidade e reconhecimento para a UFSM.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo