“DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM – REUFSM”

Projeto da Revista de Enfermagem REUFSM do CCS tem por objetivo trazer visibilidade e qualificação às publicações científicas do tema

O projeto “DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA REVISTA DE ENFERMAGEM DA UFSM – REUFSM” tem como principal objetivo promover a viabilidade, dinamicidade e qualidade das publicações de artigos científicos na REUFSM, bem como melhorar sua indexação nas bases de dados, índices de citações e avaliações no QUALIS/CAPES.

A Revista de Enfermagem da UFSM – REUFSM tem o objetivo de difundir os resultados de trabalhos científicos dos mais diversos contextos nacionais e internacionais.No período de 2020 a 2024, estará sob a coordenação da professora Dra. Cristiane Cardoso de Paula, Editora Científica Chefe e da professora Dra. Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Editora Científica, ambas do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

A professora Tânia, coordenadora do projeto junto à FATEC, comenta que a REUFSM é uma revista acadêmico-científica, em formato on-line da área de enfermagem. O periódico é eletrônico, de livre acesso e fluxo contínuo de publicação. Foi criado no ano de 2010, em uma união de forças entre o Programa de Pós-graduação em Enfermagem, o Curso de Graduação em Enfermagem e o Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria.

A REUFSM está indexada no LATINDEX, CUIDEN, LILACS, BDENF, Periódica e DOAJ, está cadastrada no portal Diadorim e Sumários.org, e credenciada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), à Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem (RedEdit) e no Crossref.

A professora Tânia destaca ainda, a importância do fomento recebido pelo Edital Pró-Revistas/UFSM que oferece subsídios para a manutenção de bolsistas; no entanto, não atende integralmente as necessidades para o seu desenvolvimento adequado. Frente à necessidade de maior visibilidade, internacionalização e indexação em bases de dados como a RevEnf, Redalyc, SCIELO, Cinahl, MEDLINE/PUBMED, SCOPUS entre outras é que se pretende construir novas estratégias para o alcance destes objetivos, salienta a professora Tânia.

Reunião da equipe técnica da revista REUFSM (à esquerda, no alto, de blusa vinho a professora Tânia Solange, e à direita de blusa preta a professora Cristiane Cardoso de Paula);

A coordenadora e professora Tânia comenta que a parceria entre a FATEC e o projeto da REUFSM oportuniza uma forma de colaboração para a execução de contratos (estágios e bolsas para estudantes de graduação, pós-graduação e bibliotecário, por exemplo), aquisição de materiais e equipamentos, atividades de formação e aperfeiçoamento que visam qualificar cada vez mais as publicações científicas disponibilizadas pela REUFSM.

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo