Projeto do CCR – UFSM oportuniza o desenvolvimento de competências e maior habilidade aos acadêmicos do curso de Agronomia através da organização e participação em eventos técnicos e científicos
O projeto “EVENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS AGRONÔMICOS” é desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomo, professor Dr. Fabrício de Araújo Pedron, do Centro de Ciências Rurais da UFSM e tem como objetivos:
- dar o suporte institucional necessário à realização de eventos técnico-científicos relacionados à área agronômica, promovidos pelo grupo PET Agronomia da UFSM, vinculando essas atividades a FATEC – UFSM;
- contribuir com a formação acadêmica dos alunos e desenvolvimento rural regional por meio de eventos técnicos que divulguem novos conhecimentos ou a consolidação de conhecimentos estabelecidos;
- permitir o desenvolvimento de habilidades e competências nos bolsistas PET Agronomia por meio do desafio de propor, planejar e executar eventos diversos voltados à temática agronômica;
- discutir e difundir o conhecimento de técnicas e estratégias que auxiliem na produção sustentável e que maximizem os rendimentos das atividades agronômicas;
- promover a integração entre os participantes das atividades a fim de facilitar a troca de informações e de experiências.
A justificativa do projeto se fundamenta no Programa de Educação Tutorial – PET, programa nacional criado em 1979 com o objetivo de oportunizar aos seus participantes uma formação mais abrangente e integrada. Na atualidade está vinculado a SESU/MEC, programa gerido pelas pró-reitorias de graduação das instituições participantes, por meio de uma interlocução entre os grupos PET e a SESU/MEC. O programa visa estabelecer condições para a realização de atividades extracurriculares que contribuam no desenvolvimento da qualidade acadêmica dos cursos e dos acadêmicos participantes, por meio de experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais.
A intenção do MEC com os grupos PET é criar suporte para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação por meio de atividades desenvolvidas pelos próprios acadêmicos. Neste sentido o PET busca oferecer uma formação acadêmica de excelência (crítica e cidadã) aos seus participantes diretos e indiretos e, ao mesmo tempo, inovar com o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas, por meio de atividades coletivas, de caráter interdisciplinar, que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão. Sendo assim os grupos PET trabalham para o desenvolvimento individual por meio de atividades coletivas. Estas atividades contribuem para o despertar científico, social e ambiental, fortalecendo a visão integrada dos acadêmicos, principalmente em relação a realidade local e global. Estas transformações pessoais e coletivas acontecem por meio de atividades diversas e atrativas, as quais objetivam agregar experiências aos organizadores e ao público alvo. Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos PET destacam-se os simpósios, os seminários, os cursos e mini-cursos, as visitas técnicas, as discussões temáticas, as redações de textos acadêmicos e jornalísticos, as pesquisas e diversas ações de extensão junto à comunidade. As transformações recorrentes apresentam os alunos como protagonistas, desde o seu pensar, planejar, até a sua execução. Estas atividades são desenvolvidas com o apoio estrutural, financeiro e técnico da própria instituição de ensino. O PET Agronomia desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão que são importantes para a comunidade acadêmica da UFSM e para a comunidade externa. Diversos eventos técnico-científicos como os dias de campo, cursos e minicursos temáticos e o simpósio de atualização em grandes culturas realizadas anualmente, tem impacto significativo para os estudantes, técnicos e agricultores da região. Estes eventos contribuem com a formação dos estudantes e atualização de profissionais e agricultores, permitindo uma integração importante entre estes públicos, principalmente, marcada pela troca de experiências. A organização e realização destes eventos demandam estrutura logística e de gestão de recursos que precisam estar amparadas pela legislação aplicada aos projetos institucionais.
Para a viabilização dos eventos propostos é comum a cobrança de taxas de inscrições, as quais são direcionadas para a manutenção da estrutura do evento. Nestes casos estes recursos precisam ser gerenciados via Fundação. Desta forma a parceria que a FATEC possui junto ao projeto é de ter viabilizado a realização de todas as atividades de maneira profissional, segura e ágil, explica o coordenador Fabrício.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC