O projeto “Difusão de Soluções Tecnológicas em Sistemas de Informação no CR Campeiro, nas áreas de Gestão Municipal e Rural, e sua disponibilização à Sociedade Brasileira” é desenvolvido e coordenado pelo médico veterinário, professor Dr. Luiz Fernando Sangoi do Colégio Politécnico de Santa Maria, e tem como objetivos:
- Difundir soluções tecnológicas, desenvolvidas na UFSM, disponibilizando-as para a sociedade brasileira;
- Disponibilizar aos estudantes, produtores rurais, profissionais liberais, associações, municípios, empresas públicas e privadas e universidades, os novos aplicativos de geotecnologias desenvolvidos;
- Informatizar técnicos de entidades públicas e privadas que atuam em planejamento, consultoria e assistência no meio rural, com sistemas relativos às suas áreas de formação profissional e de desenvolvimento de atividades;
- Disponibilizar instrumentos de gestão informatizada, em sistema corporativo, para empresas de fomento, integração agropecuária, cooperativas e agroindústrias e outros organismos públicos ou privados;
- Disponibilizar sistemas técnicos e gerenciais de aplicação no agronegócio, para professores e alunos de cursos de formação profissional afins à área rural;
- Disponibilidade de sistemas de gestão georreferenciada de atividades públicas aplicáveis a defesa sanitária animal e vegetal e ao cadastro rural e ambiental, visando atender demandas de órgãos oficiais e privados dessa área;
- Disponibilizar as instituições de ensino, pesquisa e extensão do Brasil e exterior, aplicativos para uso didático e suporte, para pesquisas e as ações de extensão nas áreas afins;
- Contribuir nessa área de conhecimento com ações previstas em convênios, termos e acordos de cooperação técnica, científica e cultural firmados pela UFSM e outras instituições.
O coordenador Sangoi explica que o projeto de extensão se justifica por oferecer treinamento e capacitação das geotecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Geomática do Departamento de Engenharia Rural, que são voltados à gestão rural e ambiental, através de cursos do ensino presencial, cursos à distância e visitas técnicas.
As ações de extensão tecnológica serão executadas através de cursos de capacitação na operacionalidade destes sistemas de gestão, por docentes, técnicos administrativos em Educação – TAE’s e alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e da pós-graduação do curso de Geomática do Centro de Ciências Rurais – CCR, bem como, os do curso de Geoprocessamento, da pós-graduação em Agricultura de Precisão, do Colégio Politécnico de Santa Maria, disseminando assim os conhecimentos a outros acadêmicos, professores da própria instituição, de outras IES, produtores rurais, profissionais liberais, associações, municípios, empresas públicas e privadas, disponibilizando essas tecnologias de geoprocessamento à sociedade brasileira. Segundo o professor Sangoi o resultado pretendido é a disseminação em vários níveis de usuários dos aplicativos, produzidos em uma universidade pública brasileira, a toda a sociedade, sem custos de aquisição e manutenção, o que se caracteriza nos mercados de soluções de informática.
O coordenador professor Luiz Fernando Sangoi explica que a FATEC tem uma contribuição muito importante no desenvolvimento do projeto, se responsabilizando pela parte administrativa, deixando que os integrantes se dediquem integralmente ao projeto.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC