O projeto “Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde – NIEEMS” é desenvolvido pelo profissional de Educação Física e professor Dr. Luiz Fernando Cuozzo Lemos do Laboratório de Biomecânica da UFSM. O projeto possui o objetivo de:
– Realizar implementações que envolvam o ensino, pesquisa e a extensão com o enfoque no esporte, em especial no desenvolvimento da excelência esportiva do alto rendimento e na manutenção da saúde dos praticantes.
O professor Luiz Fernando salienta que em países de primeiro mundo, o esporte dentro do meio universitário é amplamente desenvolvido, havendo, por exemplo, nos EUA equipes universitárias tão qualificadas como as que representam o país nos Jogos Olímpicos. A exemplo disso se percebe a tradição evidente quando se analisa o quadro de medalhas desses países em qualquer competição internacional. Desta forma, nestes países as políticas de implementação do esporte desde a educação básica e em nível de ensino médio são de forma incisivamente oportunizadas à população em geral.
No Brasil, a realidade é muito diferente, há pouco, ou quase nenhum apoio ao desenvolvimento esportivo de crianças, adolescentes, adultos e à terceira idade. O cenário brasileiro está fortemente ligado à formação de profissionais envolvidos em todos os âmbitos do esporte, como, por exemplo, na organização de eventos esportivos, treinamento de equipes e atletas, coordenadores de equipes nas competições, entre outros.
O professor Fernando analisa que a efetivação do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde – NIEEMS é justificada no intuito de modificar a realidade que se apresenta. Um país continental como o Brasil, com uma grande população quando analisada em números, composta de distintas raças e características físicas, tem total possibilidade de se tornar uma potência esportiva. Desta forma, o NIEEMS através de distintas ações relacionadas ao ensino, a pesquisa e a extensão junto ao esporte busca oportunizar aos potenciais esportistas, evolução no cenário mundial, contribuindo com a formação de novos atletas brasileiros. O professor Luiz Fernando explica que o NIEEMS possui um braço muito importante que desenvolve ações que vão muito além da Universidade com atividades de: oficinas de atletismo em Júlio de Castilhos (nas segundas e sextas, durante todo o dia); canoagem em Nova Palma (nas sextas e sábados de manhã e tarde); atletismo na Escola Edna May Cardoso (alunos bolsistas); atletismo para crianças na Praça Antônio Ademar Cantarelli, em Camobi, (das 16h às 17h30); equipes de tênis de mesa de segundas a quintas na UFSM, handebol feminino com treino toda semana, voleibol feminino, com formação de nova equipe de canoagem e atletismo feminino e masculino.
O coordenador Luiz Fernando Cuozzo Lemos que é técnico da seleção gaúcha de atletismo pela UFSM levou 7 alunos da UFSM e conquistou a inédita medalha de bronze no revezamento 4×100 com a participação dos alunos: Maurício da Silva Moreira, Gustavo Wagner Dallafavera, André Vargas de Sena e Adriano Alexandre Velozo, nos Jogos Universitários Brasileiros ocorrido entre os dias 12 a 15 de setembro de 2019 em Fortaleza no CE.
E ainda no NIEEMS sob a coordenação do professor Gabriel Pranke, a equipe de futsal masculina que está classificada para as 4ª de final da série ouro. O professor coordenador Luiz Fernando ressalta também a extensão do projeto na Fundação de Atendimento Sócio Educativo – FASE, através de duas ações:
– Atletismo com os menores que cumprem medida sócio educativa, que vem à UFSM uma vez na semana à pratica de atletismo e,
– Tênis de mesa com menores que cumprem medida fechada, com a presença de um monitor bolsista indo uma vez na semana, na unidade da FASE para dar aulas. Segundo o professor Luiz Fernando, as ações de extensão já rendem bons frutos. O professor lembra de um jovem que disse que após cumprir sua medida sócio educativa pensava em retornar à sua cidade natal e concluir seus estudos para ingressar na Universidade, porque era isso que ele deveria fazer. Com esta constatação, o professor percebeu que algo começou a mudar. “Eu acredito que a educação e o esporte podem sim, mudar vidas, através das oportunidades, da interação e da disciplina, complementa o professor. Um novo projeto que já está em desenvolvimento será realizado no Politécnico e pretende atender todos os cursos oportunizando a formação de novas equipes de atletismo.
O professor Luiz Fernando comenta que a participação da FATEC junto ao projeto possibilita a arrecadação de recursos que ampliam as já grandiosas ações que o NIEEMS desenvolve e que deverá potencializar muito os resultados do projeto, através dos benefícios que vem gerando. O professor reitera o otimismo em receber apoio da iniciativa privada, apesar de compreender as dificuldades na captação de recursos.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC