O VII Seminário sobre Sustentabilidade de terras baixas e o IV Encontro do Soja 6.000 ocorre nos dias 14 e 15 de agosto de 2018, terça e quarta-feira sob a coordenação do professor Dr. Enio Marchesan. O encontro ocorre no Auditório Flávio Miguel Schneider no CCR – UFSM. Para a realização da inscrição no Seminário os interessados doaram um quilo de alimento não perecível a ser entregue na recepção do Auditório.
14 de agosto – terça-feira – primeiro dia
Após o credenciamento realizado às 8h, os participantes se deslocaram para visitar a Área Didático Experimental de terras baixas, esta área faz parte do Departamento de Fitotecnia do CCR. A visita contou com a discussão sobre o manejo de palhada de arroz, azevém e plantas daninhas e contou com a apresentação e a explanação dos palestrantes: Gustavo Hernandes, José Mario Tagliapietra, Paulo Massoni e Ramiro Toledo. Houve também a apresentação da semeadora de arroz Guapa Supra 44.
Estiveram presentes no evento os magníficos reitores professores Paulo Afonso Burmann e o vice-reitor o professor Luciano Schuch e juntamente o diretor do CCR, o professor Sandro Luis Petter Medeiros. Foi muito ressaltada a colaboração dos alunos e professores do curso de Agronomia da UFSM que contribuíram com a organização do evento que contou com cerca de 350 pessoas, entre representantes de associações, produtores rurais, empresas patrocinadoras e parceiras do setor.
O agrônomo do Instituto Riograndense do Arroz – Irga, Rodrigo Schoenfelder destacou a união e a parceria que a instituição possui com a UFSM, ele enfatiza que estes esforços auxiliam no enfrentamento de problemas e dificuldades que as instituições públicas vêm passando. “O modelo de rotação de culturas com soja, arroz e produção de gado é a cultura que apoiamos, e ainda a importante fonte de formação de profissionais que a UFSM nos oferece”, ressalta Rodrigo.
O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros – Federarroz, o produtor de arroz, soja e gado, de Alegrete, Henrique Dornelles comentou a importância do Seminário que traz conhecimento técnico, sustentabilidade e ações que são compartilhadas entre os produtores rurais. Henrique reiterou que a Federação tem responsabilidade social em divulgar as pesquisas para trazer conhecimento da Universidade direto ao setor produtor.
O empresário Erone Marzari possui em Camobi uma revenda de insumos, adubos e defensivos agrícolas, ressalta a importância do evento que traz oportunidade de observar o conhecimento produzido para ser dividido entre os produtores. “É também, uma ótima oportunidade de aprender de forma simples e prática, interagindo sobre as necessidades e demandas do mercado com quem realmente necessita desse apoio”, explica Erone.
O produtor de soja e arroz Paulinho Meneguetti, de Cacequi é enfático, “o melhor insumo é o conhecimento”, ele faz questão de compartilhar com os produtores o que aprende junto aos diversos eventos que participa. Agora com a oportunidade de fazer parte dos 76 conselheiros do IRGA, ao tomar posse para a gestão 2018/2021 reitera o comprometimento em colaborar com os produtores que precisam cada vez mais de parcerias, novas práticas e apoio para seguir em frente, num setor que está tão necessitado de auxílio, desabafa ele.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC