III Encontro de Coordenadores e Gestores de Projetos da FATEC – TARDE.

Prof. Tiago Marchesan – Diretor do CT (coordenador do Encontro), professor Enio Marchezan – CCR, Dr. Vitor Hugo Vianna – Assessor Jurídico da FATEC, professor Adalberto Meller – Secretário Executivo da FATEC, professor Luciano Schuch vice-reitor UFSM, professor Marcio Mazutti – Diretor da AGITTEC, Dr. Antonio Maioli – Assessor Jurídico da FATEC, Roberto Ayub – Auditor e professor Thomé Lovato – Diretor Presidente da FATEC.

Dando prosseguimento as atividades da manhã do dia 12 de junho, à tarde ocorreu a discussão: Clínica de Problemas Administrativos: Uma visão administrativa dos principais processos administrativos da FATEC – PINGA FOGO – com os mediadores: Dr. Antonio Maioli, Dr. Victor Hugo  Vianna (assessores Jurídicos da FATEC), o Dr. Roberto Ayub (auditor independente) e o contador Adilson Catto assessor contábil da FATEC que explanaram sobre as ações permeadas pelas leis e suas novidades e que estas influenciam o andamento dos projetos na FATEC. Durante a conversa os assessores ouviram as reivindicações dos coordenadores e elencaram as possíveis soluções para os problemas enfrentados. Todos os setores administrativos da instituição estiveram presentes no encontro, para responder as indagações e proporem juntos novas iniciativas que busquem atender as solicitações de todos.  

O coordenador do encontro o professor Tiago Bandeira Marchesan – Diretor do Centro de Tecnologia – UFSM iniciou as proposições salientando que a busca por soluções deve atender as demandas de uma forma coletiva, contemplando o maior número possível de coordenadores, e , não apenas contemplar um ou outro caso isolado, pois desta forma os problemas serão extintos de forma mais incisiva, segundo ele. 

Durante o período da manhã e da tarde muitos coordenadores e gestores de projetos manifestaram suas opiniões, teceram suas sugestões, críticas e avaliações positivas, que atendem os processos pelos quais passam os projetos que estão submetidos enquanto estão em tramitação e que até que finalmente se concretize de fato.    Os questionamentos do público aos assessores; jurídico e contábil foram na seguinte ordem: a realização de compra pela internet; formas de pagamento; prazos legais; uso de cartões de crédito e corporativo; recebimento e repasse de valores recebidos na prestação de serviços; a viabilidade de professores aposentados atuarem como participantes de projeto de pesquisa. Estes foram alguns assuntos destacados comentados e respondidos pontualmente com base na legislação em vigor.  

O professor Daniel Curvello de Mendonça Muller – Diretor do Hospital Veterinário – HVU ressaltou o atendimento que recebe da FATEC, pois sempre pode contar com o apoio e o respaldo técnico dos profissionais da instituição. Assim como ele, muitos outros professores, coordenadores e gestores de projeto se manifestaram para criticar de forma construtiva, para sugerir melhorias, elogiar a parceria e o apoio, e, principalmente corroborar os resultados obtidos a partir das iniciativas pioneiras realizadas pela FATEC. Gerson Luis Flores Lima – Secretário Administrativo da COPERVES – comentou  que a extinção do vestibular provocaria a demissão de muitos funcionários do setor, o que de fato não ocorreu devido ao apoio recebido da FATEC com a implantação de outros sistemas de seleção de candidatos, concursos, prestação de serviços e conseqüentemente resultando na captação de recursos próprios.

O professor Paulo Roberto Colusso – Diretor do NTE – Núcleo Tecnologia Educacional – Ensino à Distância salientou que a UFSM é nacionalmente conhecida pelo volume de vagas, nos diversos cursos e capacitações ofertadas, cursos de qualificação do NTE – UFSM, e isto segundo ele traz uma maior visibilidade e reconhecimento a instituição.

Para concluir o evento o vice-reitor Luciano Schuch enfatizou a importância da iniciativa da FATEC que se coloca sempre à disposição de todos os professores, pesquisadores e gestores de projetos, bem como, de toda a comunidade e principalmente, se mostrou simpático e sensível as reivindicações e necessidades discutidas, mostrando interesse em agilizar as solicitações levando-as à resoluções mais rápidas e eficientes. Ao final, o coordenador do evento o professor Tiago Marchesan – Diretor do CT  registrou a solicitação de todos em documento que a seguir será entregue aos órgãos competentes com o intuito de desburocratizar e modernizar os processos de construção dos projetos em que são submetidos e principalmente, indicou que em outro momento as soluções encontradas serão ainda discutidas como forma de observar o que já foi feito e o que ainda precisa ser melhorado.  

Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC

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