O pesquisador que quer desenvolver um projeto ou queira aprofundar-se na pesquisa segue o caminho da investigação e do aprimoramento das técnicas. Uma oportunidade de construir conhecimento é o ingresso no projeto coordenado pela professora Drª. Silvia Maria de Oliveira Pavão, junto da equipe da Coordenadoria de Ações Educacionais/CAED da Universidade Federal de Santa Maria, que desenvolve o “Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação”.
Com o objetivo de formação preparatória, voltada a candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades superdotação no âmbito da Pós-Graduação. O projeto busca proporcionar a formação pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação de desenvolvimento acadêmico, sob responsabilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais/CAED da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. A Coordenadoria integra os Núcleos de Acessibilidade, Aprendizagem e Ações Afirmativas/Étnico-Racial, Indígena e Social, que juntos, visam a elaboração e o desenvolvimento de ações e programas que levem à formação, permanência e aprendizagem.
O projeto conta com a estrutura da Coordenadoria de Ações Educacionais dos Núcleos e Setores da UFSM e Pólos de Educação à Distância para a consolidação de suas atividades. É relevante neste processo, ações de formação continuada para a construção do conhecimento.
De acordo com o último censo, no Brasil, houve aumento do ingresso de estudantes no Ensino Superior, estimando-se que a conclusão desses cursos seja igualmente expressiva, entendendo-se que, o processo de formação continuada para esses sujeitos seja a Pós-Graduação. Segundo a Coordenadora, mesmo com a garantia de acesso aos cursos superiores, não é garantido o ingresso na pós-graduação. A professora Sílvia salienta que, a Coordenadoria de Ações Educacionais, é um setor que têm a atribuição de implantar e promover ações efetivas em relação ao determinado nas Leis e Políticas Inclusivas.
A prática Educacional na Educação Superior orienta-se a partir de Planos Pedagógicos que visam o alcance de benefícios para determinado contexto e nível de aprendizagem, entretanto, são identificadas diferentes necessidades, junto aos estudantes e servidores com intenção de fazer Pós-Graduação. A professora Silvia comenta que a falta de conhecimento e prática de como desenvolver e estruturar um projeto, atender aos critérios de um edital e de como concorrer a uma vaga, são algumas das causas da não concorrência e êxito nos processos seletivos.
Para compreender melhor
O Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação, promove os processos do desenvolvimento da pesquisa e da Ciência. O referido projeto se divide em dez módulos com auxílio de professores e orientadores de projetos, nas mais diversas áreas, que segundo a coordenadora, serão elencadas pelos próprios alunos, de acordo com seus interesses durante seu desenvolvimento. O curso é semipresencial, à distância, disponível pela plataforma Moodle, com oferta de material didático e entregue durante as atividades curriculares. As aulas tiveram início no dia 12 de maio, na sala 1219, no prédio 67, no Campus central da UFSM em Santa Maria às 19h, com atividades também aos sábados, às 8h de acordo com o cronograma estabelecido.
A coordenadora Silvia enfatiza que o projeto foi selecionado em um edital do MEC-SISU no ano de 2014, mas apenas ao final do ano 2016, a execução e recursos foram liberados. Em todo o território nacional, são apenas 20 universidades contempladas com projetos com este propósito. A professora Silvia reitera que a FATEC por trabalhar de maneira integrada consegue assegurar o desenvolvimento de todos os processos, atendendo as necessidades da pesquisa, “o que é de fundamental importância e interesse para o pesquisador”, ressalta ela.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC