Projeto do Campus de Cachoeira do Sul busca definir novas metodologias para melhor desempenho e economia de energia elétrica
A engenheira eletricista e professora Dra. Laura Lisiane Callai dos Santos, do Campus de Cachoeira do Sul, coordena e desenvolve o projeto “Avaliação de novos atributos para metodologia de análise comparativa de desempenho considerando as características técnicas e geográficas da área de concessão da CEEE-D e do Rio Grande do Sul”.
O projeto tem o objetivo de definir novos atributos para a metodologia de análise comparativa de desempenho, considerando as características técnicas e geográficas da área de concessão da CEEE-D. A pesquisadora Dra. Laura explica que busca desenvolver uma ferramenta computacional para agrupamento ótimo de conjuntos considerando os atributos. Segundo a professora para alcançar o objetivo principal do projeto é necessário a realização dos seguintes objetivos específicos:
- Análise dos principais atributos considerados pela ANEEL e que impactam na área de concessão da CEEE-D e demais distribuidoras;
- Modelar considerando atributos atuais definidos pela ANEEL;
- Avaliar cenários considerando parâmetros que caracterizem a rede de distribuição da CEEE-D para realização de simulações computacionais para testes de atributos;
- Desenvolver uma ferramenta computacional de clusterização dos conjuntos elétricos. A Clusterização de dados ou análise de agrupamentos é uma técnica de mineração de dados multivariados que através de métodos numéricos e a partir somente das informações das variáveis de cada caso, e têm por objetivo agrupar automaticamente por aprendizado não supervisionado os N casos da base de dados em K grupos para agrupamento ótimo dos conjuntos utilizando atributos existentes e atributos propostos.
- Implementar algoritmos desenvolvidos na ferramenta computacional para integração aos sistemas legados da CEEE-D;
Segundo a professora Laura o estudo se justifica devido às diferentes características técnicas e geográficas no país, verifica-se a necessidade de atributos diferenciados por regiões, sendo necessário utilizar novos atributos adequados à realidade do Rio Grande do Sul, considerando as atuais caracterizações técnicas das redes, bem como, as características geográficas.
Conforme explica a pesquisadora, a FATEC está sempre disponível para auxiliar a coordenadora nos trâmites administrativos necessários, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto em todas as suas fases.
Kelly Martini – MTb. 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC