O projeto “Capacitação Técnica em Diagnóstico por Imagem Veterinária” é coordenado pelo médico veterinário, professor Dr. Marcus Antônio Rossi Feliciano do Departamento de Clínica de Grandes Animais do CCR. O projeto tem como objetivo:
– proporcionar capacitação teórico-prática de graduandos e profissionais da medicina veterinária, que atuam principalmente na área de diagnóstico por imagem veterinária, além de promover atividades extensionistas para clínicas, centros de diagnóstico, hospitais, instituições públicas e privadas que necessitam aprimorar as atividades na área do diagnóstico por imagem veterinária;
1. realizar atividades extensionistas em clínicas, centros de diagnóstico, hospitais, instituições públicas e privadas e ou em outros estabelecimentos com atividade médico-veterinária que necessitam treinar e capacitar funcionários e corpo técnico;
2. capacitação e atualização de profissionais que atuam na área de diagnóstico por imagem veterinária por meio de cursos, treinamentos e eventos, com atualizações nas diferentes modalidades de diagnóstico por imagem: radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia, fluoroscopia e termografia;
3. participação e realização de cursos, eventos e similares na área de diagnóstico por imagem veterinária, de forma independente ou por meio de parcerias com instituições públicas, privadas, fundações, clínicas, centros de diagnóstico e hospitais veterinários;
4. promover o emprego especializado de métodos de diagnóstico com o objetivo de melhorar a eficiência dos procedimentos clínicos, cirúrgicos e a condição reprodutiva dos animais;
5. auxiliar na implementação do laboratório de diagnóstico por imagem veterinária na UFSM, custeando infraestrutura, despesas permanentes e de consumo para o desenvolvimento de pesquisas pela equipe e, desta forma, elevar o nível intelectual dos graduandos e pós-graduandos que atuam junto ao setor de diagnóstico por imagem veterinária.
O coordenador professor Marcus justifica o projeto explicando que as modalidades de diagnóstico por imagem são cada vez mais requeridas e utilizadas pelos médicos veterinários, devido à importância no papel de detecção de anormalidades que podem comprometer a saúde dos animais e rebanhos, no acompanhamento clínico-cirúrgico, obstétrico e reprodutivo de pacientes animais e no estudo de eventos fisiológicos de animais, como, por exemplo, o processo gestacional das fêmeas.
Diante do avanço tecnológico dos métodos de imagem e à redução dos custos para a aquisição de equipamentos e softwares tem promovido a maior inclusão das diferentes técnicas na rotina de clínicas, hospitais e instituições. Há uma crescente utilização dos métodos de imagem e o avanço tecnológico supracitados e requerem dos médicos veterinários, especialistas ou não, e graduandos do curso de medicina veterinária um conhecimento aprimorado sobre as técnicas e suas aplicabilidades. Neste contexto, a Universidade tem singular importância na formação básica, complementar ou continuada de profissionais da área, por meio do ensino, pesquisa e extensão. No que se refere ao ensino, tem se buscado nas disciplinas relacionadas ao diagnóstico por imagem, do curso de medicina veterinária, promover ao aluno o conhecimento básico sobre as técnicas radiográficas, ultrassonográficas, tomografia computadorizada, ressonância magnética, termográfica, cintilográfica e fluoroscópia, nas diferentes espécies de animais. Entretanto, frente às possibilidades de técnicas e aplicabilidades, além das diversas espécies, é necessário ao aluno ou profissional desta área uma especialização apropriada e continuada, possibilitando o uso adequado do método de imagem em sua rotina, e dentro da especialidade escolhida pelo veterinário. Esta especialização necessária e continuada de profissionais se deve também aos novos conhecimentos que têm sido explorados na pesquisa. O diagnóstico por imagem tem despertado interesse nos mais diversos campos de pesquisa nas áreas da saúde e a Universidade é o instrumento singular de desenvolvimento dos projetos, publicação e divulgação de novas possibilidades diagnósticas para a comunidade universitária.
Observa-se que a sociedade em si, profissionais da área, ainda tem pouco acesso às novas informações e sua capacitação por meio de atividades extensionistas é parte da função de toda universidade. É fato que a universidade tem responsabilidade na capacitação técnica da sociedade, enquanto a comunidade pode usufruir de maneira real os benefícios do conhecimento oferecido e de tecnologias já desenvolvidas. Sendo assim, o âmbito universitário deve promover a educação continuada de médicos veterinários em plena atividade profissional, o que é fundamental para o aprimoramento do profissional que atua na área do diagnóstico por imagem, possibilitando a inserção prática do conhecimento científico desenvolvido no âmbito universitário. Esta educação continuada permite a aplicação do saber nos diversos meios de trabalho aumentando a capacidade técnica dos profissionais de imaginologia e melhorando os índices de produtividade para o país. Além disto, estabelece a extensão acadêmica para a capacitação profissional, promove o treinamento de mestrandos e doutorandos na atividade docente. Adicionalmente, dar suporte técnico aos profissionais dos mais diferentes estabelecimentos e empresas, privadas ou públicas, é uma das funções que a universidade deve desempenhar, seja pela elaboração técnica de laudos especializados ou realização de exames aprimorados que demandam de equipamentos e experiência encontradas em laboratórios ou centros universitários.
A integração multidisciplinar com distintos setores da universidade é outro fator que deve ser levado em conta, pois a atividade junto aos profissionais depende também de serviços e exames complementares que possibilitam alcançar um diagnóstico. Outros objetivos que podem ser obtidos com a atividade extensionista e capacitação refere-se à sanidade dos animais, oriundos de canis e tutores, que serão avaliados quanto à saúde geral, reprodutiva e hereditária. Adicionalmente, os graduando e pós-graduandos da equipe participarão ativamente da organização e preparo das palestras e materiais para os cursos; e manejo clínico e reprodutivo dos animais. Docentes e pós-graduandos ministrarão as palestras e atuarão como instrutores dos cursos contribuindo assim para a formação de todos colaboradores da equipe (acadêmicos da graduação e pós-graduação) e recursos humanos para o mercado de trabalho (profissionais participantes dos cursos).
O professor Marcus comenta que a ideia é trazer formação continuada tanto na graduação como na pós-graduação dos alunos e o início dos cursos está previsto para o ano de 2020.
O médico-veterinário, professor Dr. Ricardo Pozzobon salienta que é também objetivo do curso a busca por renovação e incentivo aos alunos e profissionais da área mantendo-os qualificados e interessados nas ações da pesquisa para que possam atender de forma adequada as demandas de mercado.
O professor Marcus salienta que o objetivo de implantação do curso é ampliar o conhecimento teórico prático e, complementar e qualificar o aprendizado dos alunos e profissionais da área, a partir de conhecimentos específicos de abordagens clínicas (casos clínicos). Para o coordenador Marcus a FATEC é uma grande parceira do projeto, e através de suas ações contribui diretamente na execução das atividades disseminando o conhecimento em toda a comunidade de Santa Maria e região.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa – FATEC