Novos Métodos Educacionais buscam otimizar o aprendizado da Ciência e da Matemática dos anos iniciais até o curso superior
O projeto de extensão “CieMa – Transferência de Tecnologias e Métodos Ensino Educacionais em Ciências e Matemática”, foi desenvolvido e é coordenado pelas professoras Sabrina Zancan (Licenciada em Matemática, Mestre em Matemática Pura e Doutora em Educação em Ciências) e Terimar Ruoso Moresco (Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Microbiologia e Doutora em Educação em Ciências). O projeto tem como objeto de ação as dificuldades com o ensino e com a aprendizagem de Ciências e de Matemática, desde os anos iniciais da Educação Básica até o Ensino Superior.
Segundo a professora e coordenadora Sabrina, o objetivo geral do projeto “CieMa” consiste em construir, difundir e transferir tecnologias educacionais relacionadas ao ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática, assim como, implementar as tecnologias educacionais: “Método Líquen” e “Oficinas Micromundo”, para o ensino de Ciências e Matemática em escolas da rede pública; promover oficinas, seminários, palestras ou curso para professores e a integração entre a universidade e as escolas.
A professora Sabrina explica que para tal, serão contatadas as escolas de Educação Básica para a apresentação dos objetivos e ações propostas nesse projeto e em seguida, àquelas escolas que concordarem participarão de programa de formação com os professores.
A partir de então, serão implementados: o Método Líquen, com estudantes dos anos iniciais, e a Oficina Micromundo, com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Ao findarem os cinco anos de parceria, espera-se ter colaborado para que os estudantes tenham uma aprendizagem significativa de Matemática e de Ciências, que os professores envolvidos possam replicar as tecnologias educacionais propostas, que os indicadores educacionais que avaliam a qualidade, a produtividade e a capacidade do serviço oferecido pelas escolas, como IDEB e SAEB sejam melhores. Também é esperado transformar a vida de alunos, dando a eles melhores condições de seguirem uma carreira profissional, ingressarem no Ensino Superior, e mudarem a realidade que os cerca.
Para a professora Sabrina, a parceria com a FATEC é essencial, pois ela viabiliza a captação de recursos, a aquisição de materiais de consumo para os subprojetos, para as atividades do laboratório e, para aquisição de materiais permanentes, e equipamentos, bem como, serviços de manutenção. Esta parceria também facilita a inclusão de estagiários e bolsistas no desenvolvimento das atividades planejadas e os cursos de formação continuada para professores.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC