O II Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde no Campus da UFSM. Esta segunda edição do Seminário foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família – CRIANDO em parceria com o Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (PEFAS) e o Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS).
O objetivo do II Seminário foi a discussão e a reflexão sobre a atenção multiprofissional à saúde na infância, na adolescência e no contexto de suas famílias. O projeto deste evento, como o anterior, é coordenado pela enfermeira, professora Dra. Eliane Tatsch Neves, do Centro de Ciências da Saúde – CCS – UFSM. A professora Eliane explicou que no primeiro dia 21/11 foram desenvolvidos 4 minicursos que contaram com 47 participantes. Os destaques desta segunda edição tiveram como referência:
- O trabalho do Comitê de Investigação de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil, a importância da notificação dos óbitos, pois estes dados podem denotar a qualidade da assistência à gestantes e crianças;
- A humanização do parto e nascimento e suas repercussões na saúde do recém-nascido, da mulher, da família e da equipe que assiste o parto e o nascimento: com a participação de enfermeiras e psicólogas;
- A assistência à crianças e adolescentes na atenção primária em saúde e a importância da constituição de redes de saúde: com a participação de médico e enfermeiras;
O evento finalizou com reflexões acerca das violências contra crianças e adolescentes, ocorreu a participação do promotor da Vara da Infância e Adolescência e assistentes sociais.
A professora e coordenadora Eliane enfatizou que a segunda edição do Seminário obteve a presença de 87 participantes oriundos das áreas da fisioterapia, da medicina, da enfermagem, da nutrição, da terapia ocupacional, da psicologia, da farmácia, do serviço social e da geografia, profissionais, alunos e docentes provenientes de diversas instituições do Rio Grande do Sul. A professora Eliane salienta que nesta segunda edição do Seminário foram apresentados 40 trabalhos científicos na modalidade pôster.
A segunda edição do Seminário de Atenção Multiprofissional à Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família foi também um projeto desenvolvido em parceria com a FATEC e a professora Eliane comentou que esta parceria promove agilidade as demandas necessárias para a realização do evento bem como, a contratação do serviço de coffebreak que foi bastante elogiado por todos.
Kelly Martini MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC