Projeto ressalta a importância da manutenção periódica e corretiva dos equipamentos utilizáveis da UFSM
O projeto “MANUTENÇÃO CORRETIVA DE EQUIPAMENTOS MULTIUSUÁRIOS DA UFSM” tem como coordenador o químico industrial, professor Dr. Fábio Andrei Duarte.
Segundo ele o objetivo do projeto é propiciar a manutenção corretiva dos espectrômetros de fluorescência de raios-X (BRUKER S8 TIGER), o qual é fortemente caracterizado como instrumento multiusuário, porque atende a diversos pesquisadores das mais variadas áreas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
O professor e coordenador explica que o aparelho, espectrômetro de fluorescência de raios-X sequencial BRUKER S8 TIGER (patrimônio 219182) apoiado no projeto permite determinar a composição elementar em amostras sólidas ou líquidas, com abrangência do flúor ao urânio (z=9 até z=92), com opção também para carbono (z=7) e oxigênio (z=8) de poucas partes por milhão até 100%, dependendo do elemento, de maneira rápida e com pouco preparo de amostra.
Desta forma, o custo de análise é muito menor de técnicas como ICP-/OES ou ICP-MS. O equipamento é usado para análise e caracterização de novos compostos sintetizados por diferentes grupos de pesquisa da UFSM, particularmente do Programa de Pós-graduação em Química.
O uso do equipamento é disponível para qualquer pesquisador da UFSM, com atendimento ao público, em todos os dias úteis, pela funcionária presente na sala, desde que com agendamento prévio realizado.
O professor Fábio comenta que a parceria da FATEC junto ao projeto tem auxiliado na gestão financeira, aquisição e manutenção dos equipamentos multiusuários, fundamentais para as pesquisas realizadas pelos mais variados grupos de pesquisa em toda UFSM.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC