O projeto “APRIMORAMENTO E MANUTENÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA UAB/UFSM” é desenvolvido e coordenado pelo economista, professor Paulo Roberto Colusso, Diretor do Núcleo Tecnologia Educacional – NTE/UFSM, Coordenador do Núcleo Educacional à Distância – NEaD CTISM UFSM do Colégio Técnico Industrial UFSM.
Segundo o professor e coordenador Paulo o presente plano de trabalho tem como objeto a formação de licenciados, bacharéis, tecnólogos e ou a certificação de especialistas, mediante os cursos superiores ou programas e projetos especiais exclusivamente aprovados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e executados pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
Conforme explica o professor o projeto se justifica no bojo do plano nacional de educação – PNE 2014-2024, instituído pela lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014, associado às ações de democratização do ensino superior, onde se encontra a política nacional de formação de professores.
O professor salienta ainda, que a meta 12 do PNE almeja a elevação da taxa de matrícula no ensino superior, buscando sua expansão e interiorização.
Porém, para que isso aconteça à estratégia 12.2 recorre ao sistema UAB e, nessa esteira, a estratégia 12.4 elenca a formação de professores para a educação básica como uma das ações prioritárias. Adicionalmente, as características do sistema UAB contribuem para o alcance das metas 15 e 16, já que se estrutura em uma parceria entre união, estados e municípios e, além de graduações, proporciona a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu direcionais, especialmente, à formação de professores da educação básica.
O professor Paulo explica como se dá a parceria da FATEC junto ao projeto: “Atualmente contamos com onze cursos ativos em 39 polos, com 2000 mil alunos nos cursos dos editais aprovados pela CAPES à UFSM. Este trabalho envolve 53 tutores, 70 professores e 15 quinze coordenadores de curso e tutoria. Para estas ofertas contamos com uma equipe de 30 colaboradores do NTE, entre servidores, contratados e estagiários, que trabalham em sistemas acadêmicos, capacitações de professores e tutores, produzem materiais didáticos digitais em equipes multidisciplinares envolvendo tecnologias da informação e produção multimídia”.
O professor Paulo salienta ainda que, a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência – FATEC possui um papel estratégico para os cursos UAB/CAPES/UFSM. Com pessoal especializado em diversas áreas, de apoio administrativo, respondendo pela gestão de estágios, demais contratados, compras, finanças, suporte jurídico, deslocamentos logísticos aos polos entre outras atividades do projeto.
Ele ressalta também que, desde a implementação dos cursos à distância da UFSM, a FATEC possui um papel importante na oferta dos cursos geridos pelo Núcleo de Tecnologia – NTE/UFSM. Os recursos disponibilizados pelo órgão de fomento – Capes, são direcionados à Fundação criando-se o projeto/convênio o qual pode, conforme legislação, perdurar por 60 meses até a prestação final de contas. O professor complementa que, se comparado a uma autarquia, como a Universidade, que precisa finalizar anualmente o seu ano fiscal e realizar a devida prestação de contas, verifica-se, no projeto, uma grande oportunidade e amplitude nos processo de gestão. Cabe frisar ainda que, o tempo de projeto/convênio equivale ao período de integralização dos cursos, ou seja, pode-se melhor administrar e gerir os recursos do início ao fim dos cursos ofertados.
Ele ressalta ainda que, “não obstante, a FATEC possui uma estrutura otimizada que permite aos gestores de projetos efetuarem processos, como aquisições, por exemplo”. Associado a isto e, por se tratar de uma Fundação de direito privado, sem fins lucrativos, embora vinculada à Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ela possui uma maior agilidade em seus processos, finaliza o professor Paulo.
Kelly Martini – MTb 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC
Parabéns Professor Colusso pela gestão do Projeto UAB/MEC com sucesso. Compreendo bem sua luta para que a UAB/UFSM tenha continuidade com a mesma qualidade e eficiência com a qual foi instituida por nós em 2005. Fico feliz em saber que a conquista do espaço hoje ocupadp pelo NTE/EAD/UAB tenha contribuido para que sua instalação favorecesse um local para o trabalho acadêmico das equipes multidisciplinares sejam executados com conforto e qualidade. Desejo que sua gestão continue sendo competente e alcance sempre os objetivos propostos desde idos de 2005. Parabéns pelos 15 anos da UAB/UFSM!