Projeto do CCSH – UFSM em parceria com universidades, iniciativa privada e o Exército Brasileiro discute estratégias de defesa para o Brasil.
O projeto “Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação” é coordenado pelo economista professor Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl do Departamento de Economia e Relações Internacionais do CCSH – Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. O projeto tem o objetivo de:
a) Divulgar e socializar os resultados de ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa – GECAP por meio de livro organizado conjuntamente com o professor Dr. Igor Castellano da Silva, editado e lançado pela Editora da UFSM, estudo que reúne pesquisas e debates promovidos pelo grupo. Desta forma, o projeto visa organizar e publicar conhecimentos e práticas sobre “Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação”, mobilizando a comunidade científica da UFSM envolvida no processo de construção do GECAP e produzindo conhecimento acessível e confiável neste tema sensível ao desenvolvimento regional e nacional,
b) 1.realizar diagnóstico político, econômico, tecnológico e de governança sobre polos de defesa nos ambientes internacionais, nacionais;
2.realizar diagnóstico comparado sobre experiências internacionais e nacionais aplicado ao polo de defesa de segurança de Santa Maria;
3.consolidar uma linha editorial interdisciplinar na área de economia e relações internacionais;
4.contribuir para a participação da UFSM nas dinâmicas de desenvolvimento regional e nacional, reafirmando o compromisso com o ambiente em que a universidade está inserida;
5.a realização de uma oficina de discussão dos temas tratados nos capítulos do livro;
6.fortalecer a relação entre universidade e empresas, oferecendo conhecimento fiável que possibilite o planejamento estratégico, a inserção e consolidação do setor empresarial;
7.contribuir para a capacitação da UFSM enquanto um polo de pensamento estratégico, influenciando na formação de políticas e na posterior avaliação quanto à efetividade destas.
O professor Júlio justifica o projeto explicando que durante os anos 90, as questões de política industrial, segurança e defesa no Brasil estiveram desorganizadas. Desta forma, a indústria de defesa nacional também se desorganizou. A partir desta percepção ocorreu uma união de esforços em várias regiões do país para tentar o reordenamento das atividades, inclusive na cidade de Santa Maria. Então, foi necessária a retomada de ações para o reinicio do marco de soberania nacional, de segurança ao cidadão e democracia, constituindo desta forma, um desafio relevante.
Devido à natureza de ampla repercussão social, econômica, política e tecnológica do tema, foi necessário o permanente diálogo entre os diversos âmbitos da sociedade civil e dos grupos militares, para a promoção de experiências de desenvolvimento local e setorial legitimadas pelos beneficiários das políticas de segurança e defesa e de desenvolvimento industrial, que são os cidadãos.
O professor comenta que o estudo resulta na confecção e lançamento do livro que traz resultados de pesquisa e extensão fomentados pelas diversas oficinas (Café Defesa), seminários e projetos de pesquisa e extensão da GECAP que contribui para a qualificação dos esforços de reorganização da segurança e defesa em Santa Maria, e no país todo. Entre outras excelentes contribuições, retrata a parceria do Exército Brasileiro com o Centro de Tecnologia – CT – UFSM através do capítulo do General Lang e da professora Dra. Lisandra Manzoni Fontoura que trata sobre o desenvolvimento do projeto ASTROS 2020 e conta também, com pesquisadores de outras instituições de ensino, como; UFRGS, UNISINOS e a UNICAMP. O livro conta com apoio da AVIBRAS – Empresa de Defesa Nacional.
O coordenador Júlio comenta que o pré-lançamento do livro ocorreu em outubro de 2019, em duas versões: PDF e impresso, na I Jornada Internacional de Defesa e Estratégia de Desenvolvimento, com a presença do professor Dr. Marcos José Barbieri Ferreira, da UNICAMP. O lançamento do livro está previsto para a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre entre os dias 1º a 17 de novembro de 2019, na Praça da Alfandega em Porto Alegre.
Para o professor Júlio a participação da FATEC colabora no desenvolvimento do projeto ao possibilitar a captação de recursos para a divulgação da obra de forma organizada e transparente.
Kelly Martini – MTb. 137.25
Assessora de Imprensa da FATEC