Projeto do CAL – UFSM busca internacionalizar conhecimentos através da vivência e do intercâmbio da cultura e da língua italiana

O projeto “Italiano na Universidade Federal de Santa Maria – Fase 2” é coordenado e desenvolvido pela professora Dra. em Teoria Literária Maria Clara da Silva Ramos Carneiro do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas – LTE do CAL, e foi gerado em continuidade com o projeto anterior, criado pela professora Dra. em Análise do Discurso Graciela Rabuske Hendges no ano de 2016 e concluído em 2020.

Segundo a professora Maria Clara, o objetivo geral do projeto atual continua sendo propiciar uma experiência para a internacionalização através do uso de uma língua estrangeira, no que se refere às novas maneiras de expressão e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes de sua cultura e da cultura do outro e levar o estudante a perceber a importância da língua estrangeira como instrumento de comunicação cultural.

Como objetivos específicos do projeto, a professora salienta a contribuição para o processo de internacionalização da Universidade Federal de Santa Maria; a ampliação da possibilidade de participação e de mobilidade internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior; efetuar o aperfeiçoamento linguístico do conjunto dos estudantes da UFSM, no que se refere ao aprendizado da língua italiana; fortalecer o ensino do idioma italiano no Brasil; ensinar a língua italiana e demonstrar de maneira prática como esse idioma será utilizado no ambiente universitário, e também fora dele, abordando as formas: oral e escrita em diferentes gêneros, promover, por meio da capacitação em língua italiana, a formação de estudantes, professores e do corpo técnico administrativo da Universidade, conferindo-lhes a oportunidade de novas experiências educacionais e profissionais voltadas à qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação. Desde 2020, o projeto é oferecido no modelo à distância, com atividades de ensino e cultura italianos.

Como justificativa, a professora Maria Clara enfatiza que o projeto percebe que a educação é um dos mais importantes instrumentos de inclusão social, essencial para a redução das desigualdades no Brasil. A inserção do Brasil na comunidade mundial como importante centro de produção de conhecimento, o advento das inovações postas pelas tecnologias de informação e de comunicação e a globalização da economia, mostram como é fundamental que estudantes, professores e pesquisadores tenham acesso a universidades no exterior. Nesse contexto é essencial que a universidade brasileira se internacionalize para compor o elenco de instituições que podem não só enviar, mas também receber pesquisadores, professores e estudantes de diversas partes do mundo, internacionalizando-se de fato, em múltiplas direções. Nos últimos seis anos, a UFSM vem ampliando sua internacionalização com o auxílio do Idiomas Sem Fronteiras, que ofereceu cerca de cinco mil vagas para turmas de línguas estrangeiras (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros) na universidade, apenas entre os anos de 2018 e 2020. Apenas na área do italiano, desde junho de 2016, foram disponibilizadas 46 turmas de nível A1 e cursos sobre cultura italiana, chegando até 2.721 inscritos para 1.117 vagas (dados de junho de 2016, da contratação do primeiro bolsista, até março de 2020). 

O Idiomas sem Fronteiras, que nasceu como Programa do MEC, e hoje se estabelece como uma rede de especialistas no seio da ANDIFES, apoia os projetos realizados localmente na UFSM sob esse selo, como a orientação do bolsista pela coordenadora pedagógica nacional de italiano que orienta o trabalho realizado na UFSM, a professora Dra. Alessandra Paola Caramori, da Universidade Federal da Bahia. Por participar do Idiomas sem Fronteiras, o projeto na UFSM conta com o apoio financeiro da Embaixada da Itália, cujo apoio permite a realização contínua do projeto, sendo que a UFSM é uma das quatro brasileiras que recebem tal apoio.

Para a professora e coordenadora do estudo, Maria Clara explica que a parceria da FATEC tem contribuído no projeto, com resposta sempre ágil para resolver questões administrativas, visando sempre a clareza nos resultados e muita cordialidade. O apoio da FATEC tem sido imprescindível para a realização desse projeto que tem a potencialidade de ainda gerar mais frutos para a universidade.

(Texto organizado pela Jornalista Kelly Martini)

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