O projeto “O Ensino e Pesquisa em Agricultura de Precisão em Cursos de Graduação na Área de Ciências Agrárias nas Universidades Brasileiras” é um trabalho desenvolvido pelo engenheiro agrônomo, professor Dr. Antônio Luís Santi que tem o objetivo de:
1) Realizar levantamento prévio sobre a existência de disciplinas e agentes que trabalham com a temática “agricultura de precisão nos cursos de Ciências Agrárias das universidades brasileiras”;
2) Observar o zoneamento dos polos de ensino e pesquisa em agricultura de precisão nos cursos de ciências agrárias das universidades brasileiras;
3) Verificar as transferências geotecnológicas e estruturação de grupos de pesquisa em agricultura de precisão nas universidades brasileiras;
O coordenador professor Santi explica que a proposta do projeto é compreender o estado da arte e as interfaces técnico-científicas, particularidades regionais e o próprio desenvolvimento científico educacional, envolvendo as novas estratégias de manejo baseadas na agricultura de precisão (AP) nas universidades brasileiras que representam cursos de graduação na área de Ciências Agrárias.
Segundo o coordenador professor Santi o projeto surgiu a partir de uma demanda técnica e científica com a ausência de informações sobre como está, quem são os agentes e o que se está pesquisando na área de agricultura de precisão, principalmente nos 327 cursos de Agronomia ofertados no Brasil, que formam anualmente, cerca de 13 mil profissionais.
O projeto oportuniza aos estudantes durante a sua formação acadêmica, o contato, para entender as ferramentas e estratégias de gestão e tecnologias da informação, o que contribui para a mudança positiva no agronegócio brasileiro. A ausência de informações técnicas e científicas sobre o tema: Agricultura de Precisão (AP), reflete-se em deficiência nas discussões no fórum dos Pró-reitores de Pós-graduação e pesquisa no Brasil. Na Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária(MAPA) e outros ministérios como os da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicação (MCTIC), para fins de planejamentos, definição de metas técnicas e orçamentárias.
Segundo o coordenador Santi é neste contexto que se busca congregar a experiência desenvolvida no Laboratório de Agricultura de Precisão do Sul – LAPSUL Campus de Frederico Westphalen – UFSM, para propor a utilização do processo de descoberta de conhecimentos de como se encontra geograficamente e tecnicamente distribuídos os agentes, os processos de comunicação e o cenário educandário brasileiro em AP, no intuito de gerar conhecimento e desmistificar a técnica para melhorar a eficiência na gestão e na tomada de decisão a partir do uso de ferramentas inteligentes.
Para o coordenador Santi a parceria com a FATEC é muito importante pois garante a gestão dos recursos e a descentralização de investimentos nesse momento em que o Brasil está vivendo.
Segundo o professor, graças à FATEC é possível garantir que dez jovens bolsistas de iniciação científica e uma mestranda sejam contemplados com bolsas oriundas de outros recursos além de fontes tradicionais de pesquisa. “O sentimento é de que, felizmente estamos evoluindo graças às parcerias tão importantes como essa”, ressalta o coordenador.
Kelly Martini – MTb 137. 25
Assessora de Imprensa da FATEC